BUSCA
FALE CONOSCO

 
Palavra da Presidência
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo

CARTA DA PRESIDÊNCIA EXECUTIVA - JANEIRO DE 2022

Caros Associados e Certificados da APIMEC Brasil, 

Desejamos a todos um ano de 2022 pleno de saúde e harmonia.  
Gostaríamos de apresentar um breve resumo de nossas atividades do ano que se encerrou, marcada pelo início da nova gestão da APIMEC Brasil, agora unificada, e dos principais pontos do Programa de Trabalho 2022-23.

A nova gestão teve início em maio de 2021, sucedendo a gestão interina que implantou de forma exitosa a reestruturação societária do Sistema APIMEC, aprovada pelos associados no final de 2020. Deu-se, então, a finalização da Etapa 1 do Projeto APIMEC Brasil, correspondendo a consolidação da reestruturação societária e desdobramentos gerenciais, fiscais e contábeis, alguns ainda em fase de conclusão. 

Além do trabalho voluntário e dedicado de nossa Diretoria, destacamos o trabalho diligente e devotado da equipe de profissionais da Associação, com entregas tempestivas e excelentes resultados. Nossas Demonstrações Financeiras e o Relatório da Administração, referentes a 2021, apresentarão os bons números do ano findo. Ressaltamos o papel do Novo Conselho de Administração, empossado em maio de 2021, que tem contribuído de forma decisiva para o andamento do processo de consolidação, não somente avaliando as propostas encaminhadas pelo Executivo, como também construindo novas proposições, tudo em conformidade com os novos Estatutos Sociais da APIMEC Brasil e APIMEC Autorregulação.

Em relação às atividades associativas, desde 2020 temos lidado com os desafios da pandemia da Covid 19, que nos levou a migrar rapidamente para um novo formato de reuniões e focar nos cursos digitais online. Mas, mesmo que exitosa, somos conscientes que tal transição trouxe alguns transtornos, como, por exemplo, cancelamentos e postergações de eventos. Na retomada das atividades, destacamos o lançamento do nosso Livro “ABAMEC-APIMEC 50 anos dedicados ao Mercado de Capitais” em novembro de 2021, no Rio, já em formato híbrido, com depoimentos emocionantes de fundadores e outros dirigentes, tudo devidamente gravado e à disposição dos interessados. O livro está em fase de distribuição aos associados, patrocinadores e entidades parceiras.

Nossa atividade de Certificação teve uma breve interrupção em 2020 e retomou forte no mesmo ano. Ao final de dez21, atingimos o número de 2.474 certificados CNPI e 4.620 CGRPPS. Dos certificados CNPI, 1.161 estão credenciados junto à APIMEC Autorregulação para exercer a atividade de analista de valores mobiliários, sendo que nossa respectiva atividade de Supervisão dos Analistas operou normalmente, em regime home office e já no formato híbrido a partir de outubro de 2021. O diálogo e prestação de informações junto a CVM continuaram sem interrupções, em conformidade com a Resolução 20 e demais práticas de transparência. 

Estamos iniciando 2022 com agenda cheia de eventos e cursos programados, destacando-se o Encontro Regional Nordeste e o 6º. Encontro ESG, este agora em parceria com a Abrasca. Nosso 25º. Congresso está em planejamento, devendo ser realizado em 2023, quando também teremos, no mesmo ano, eleições para Conselheiros e Executivos.

Finalmente, agora consolidada a reestruturação, queremos anunciar um importante passo da associação, no sentido de planejar seu futuro, que é o desenvolvimento do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, com horizonte mínimo de 5 anos, sob responsabilidade de Comitê vinculado ao Conselho de Administração, buscando fazer o caminho de como iremos seguir, de onde estamos (diagnóstico) e para onde vamos (prognóstico), estruturado sempre com muito diálogo com os associados e as instituições de mercado.

A APIMEC Brasil cumpre assim a sua missão e busca se adaptar a uma nova realidade envolvendo pilares globais como a transformação digital em curso, alterando modos de produção e de gestão, e as mudanças climáticas, definindo maiores esforços de Estado e Mercado nas questões Ambientais, Sociais e de Governança, em meio a um contexto de adversidades, principalmente, da atual crise sanitária, mas associada a crises múltiplas e sistêmicas no âmbito político e econômico. Seremos mais uma vez resilientes e superaremos os desafios do ano vindouro.

Obrigado a todos pela confiança na condução da nossa APIMEC Brasil!

 
Lucy Sousa - Presidente Executiva  
Celio Melo - Vice-Presidente Executivo


S. Paulo, 07/01/2022.


 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 

·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
·· ASSOCIADA À:
 
CIIA
·· Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
©2015 Apimec