|
Quem somos
|
|
« Voltar |
Imprimir
|
Enviar para um amigo
|
|
» Histórico e Objetivos » Quadro Diretivo » Estrutura Organizacional » Representações
» Documentos Legais
» Histórico e Objetivos
A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais - Apimec Nacional foi criada em junho de 1988, com a finalidade de congregar todas as Apimecs Regionais - Distrito Federal, Minas Gerais, Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul.
O Profissional de Investimentos Os profissionais típicos de investimento são pessoas formadas em administração de empresas, economia, ciências contábeis, engenharia ou direito, que trabalham em instituições financeiras, asset management companies, seguradoras, fundos de pensão e empresas de consultoria.
Regra geral, são analistas de valores mobiliários, administradores de portfolio, analistas de project finance, gerentes de corporate finance, gerentes de underwriting de renda fixa e variável, business planning e profissionais de direção das instituições para as quais trabalham.
Definição de Autorregulação exercida no Mercado de Capitais Brasileiro
Autorreguladores legais: são aqueles cuja legitimidade foi dada por uma lei em seu sentido estrito. Exemplo concreto no Brasil B3 (Brasil Bolsa Balcão), entidade oriunda da fusão entre BM&FBovespa e CETIP.
Autorreguladores infralegais: são aqueles cuja legitimidade de atuação é conferida pelo respectivo regulador que tenha competência em sua área de atuação. Exemplo mais conhecido é o da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – APIMEC, que se encarrega da autorregulação prevista na atual Instrução CVM nº 598/18.
Autorreguladores Voluntários: são os que surgem por iniciativa própria de um segmento de mercado que pretende se autodisciplinar, sem que conte, assim, com uma autorização legal ou regulamentar de qualquer espécie. Exemplo ANBIMA.
Principais objetivos da Apimec Nacional A Apimec Nacional funciona como uma confederação das Apimecs e concentra suas atividades na certificação dos profissionais, representação política institucional frente ao governo e entidades representativas congêneres do mercado, no intercâmbio internacional com outras confederações de profissionais.
Desenvolve estudos e pesquisas visando o desenvolvimento do mercado de capitais e a capacitação dos profissionais.
Promove em bases bianuais o congresso geral da categoria e anualmente o "Prêmio Apimec" que distingue profissionais e empresas que mais se destacaram no período nas categorias analista, companhia aberta, imprensa, relações com investidores e especial.
As Regionais, por sua vez, dedicam-se ao treinamento dos profissionais, através de cursos e seminários; à elaboração de trabalhos técnicos através de comissões temáticas permanentes; à promoção de reuniões com empresas e ao relacionamento com todos os associados.
Organização da Apimec Nacional A associação é dirigida por um Conselho Diretor, sendo que o presidente e o vice são eleitos diretamente pelos associados das Regionais e os conselheiros são os seis presidentes das Regionais.
Além do Conselho Diretor existe uma Diretoria Executiva cuja presidência e vice são exercidas pelo presidente e vice do Conselho e quatro diretores indicados pelo presidente.
Participação em Organizações Internacionais Apimec Nacional é sócia fundadora e membro do Board da ACIIA - Association of Certified International Investment Analysts - entidade internacional que se dedica à certificação de profissionais em todo o mundo.
É ainda membro do ICIA - International Council of Investment Association, entidade que congrega Federações de profissionais de investimento de todo o mundo (APIMEC, AIMR, ASAF, EFFAS E IASSA).
» Quadro Diretivo
Presidente Ricardo Tadeu Martins -
ricardo.martins@apimec.com.br
Vice-Presidente Eduardo Werneck - eduardo.werneck@apimec.com.br
Conselho Diretor - biênio 2019/2020 Ricardo Tadeu Martins Eduardo Werneck Célio Fernando Bezerra Melo - Presidente da Apimec Nordeste Helio Darwich - Presidente da Apimec Rio Márcio Costa Berutti - Presidente da Apimec Distrito Federal Rafael Cota Maciel - Presidente da Apimec Minas Gerais Ivanor de Oliveira Torres - Presidente da Apimec Sul Lucy Aparecida de Sousa - Presidente da Apimec São Paulo
Diretoria Executiva - biênio 2019/2020 Catarina Maria Cristina Gervai Pedrosa - Diretora Técnica David Rodolpho Navegantes Neto - Diretor de Relações Institucionais e Regionais Gerson Mineo Sakaguti - Diretor de Educação Marco Antonio Saravalle - Diretor Administrativo/Financeiro
Conselho de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários - CSA
Conselho composto por nove membros que tem como competências principais: Julgar, em segunda instância, os Processos Administrativos mediante apelo das partes; Orientar o trabalho da Superintendência de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários - SSA no que diz respeito a suas atribuições; Desempenhar suas atribuições de forma a promover a qualificação dos Analistas de Valores Mobiliários e a integridade de suas práticas; Referendar ou não as decisões de arquivamento de Procedimentos de Averiguação de Irregularidades por parte da SSA; Definir circunstâncias que se caracterizem como infração objetiva bem como os procedimentos a serem seguidos pela SSA nestes casos; Avaliar o trabalho da SSA, das Turmas e do próprio CSA; Emitir Acórdãos vinculantes e Deliberações Interpretativas; Emitir Deliberações Normativas nas matérias atinentes à Autorregulação do Analista de Valores Mobiliários. O Conselho de Supervisão deverá ainda, dar ciência prévia das Deliberações Normativas à CVM - Comissão de Valores Mobiliários.
Presidente Milton Luiz Milioni - representante da APIMEC
Membros Eduardo Boccuzzi - representante da APIMEC
Emerson Ferreira Leite - membro independente
Fernando dos Santos Zorzo - indicado pela ABRASCA Geraldo Leite Soares - representante da APIMEC
Humberto Casagrande - membro independente Jorge Simino Junior - indicado pela AMEC Maria Isabel do Prado Bocater - membro independente Priscila Roncy Sorrentino – indicado pela ANBIMA
Comitê Consultivo do Analista - CCA e CCAT
Com o intuito de fortalecer a representatividade do Analista de Valores Mobiliários, bem como fazer com que tais profissionais participem de forma ativa da atividade de autorregulação, seja no acompanhamento das rotinas e dos sistemas e ferramentas de supervisão, seja na participação do projeto de revisão permanente dos conteúdos de certificação e do Programa de Educação Continuada, entre outras atribuições, a APIMEC criou dois Comitês Consultivos do Analista de Valores Mobiliários - CCA (fundamentalista) e CCAT (técnico). Os comitês são compostos por analistas seniores, credenciados à APIMEC, vinculados aos Bancos de Investimentos, Corretoras de Valores e Consultorias de Análise de Investimentos.
CCA
Ricardo Tadeu Martins - Planner (Coordenador) Andre Costa Carvalho - Bradesco
Carlos Azevedo Müller - Geral Investimentos
Carlos Eduardo Palhares Sequeira - BTG Pactual
Catarina Maria Cristina G. Pedrosa – membro independente (Vice-Coordenadora)
Daniel Castro Domingos da Silva - DLM-Invista
Harold Thau - Técnica
José Valder Nogueira - Santander
Leila Almeida - Lopes Filho
Luiz Fernando Ferreira de Azevedo - Safra
Pedro Roberto Galdi – Mirae
Rodolfo De Angele - JP Morgan
Sandra Aparecida Peres - Coinvalores
Susana Russi Salaru - Itaú
Wesley P. Barnabé - Banco do Brasil
CCAT
Raphael Figueredo - Eleven Financial (Coordenador)
Caio Sasaki – Portal do Trader
Carlos Felipe Pinto Martins - Trader Gráfico
Eduardo Koiti Matsura - membro independente
Fabio Franchini Perina - Banco Itaú
Gilberto P. Coelho Junior - Rico
Luiz Rodrigo Correia Pinto - Doji Star
Marco Antonio Penteado - membro independente
Victor Benndorf - Benndorf Research
» Estrutura Organizacional

» Representações
Aqui você encontra a participação da Apimec nas principais entidades do Mercado de Capitais.
Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais - CCMGE Ricardo Tadeu Martins - mandato: 2017/2019
Laboratório de Inovação Financeira - Lab (ABDE/BID/CVM) Eduardo Werneck - Grupo de Trabalho (GT) de Títulos Verdes Catarina Gervai Pedrosa - Grupo de Trabalho (GT) de Finanças Verdes
Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes Eduardo Werneck
Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC Ricardo Tadeu Martins - mandato: 14/03/2022
Reginaldo Alexandre - mandato: 02/03/2020
Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado - CODIM Haroldo R. Levy Neto - coordenador
Helio Garcia - coordenador
Grupo de Trabalho para análise das novas normas do IASB Mario Roberto Naletto
Comissão Julgadora do 23º Prêmio Abrasca Melhor Relatório Anual
Célio Fernando Bezerra Melo
Ligia Silva Leite Montagnani
Osvaldo Soares
Ricardo Tadeu Martins
Conselho Honorário do Carbon Disclosure Project - CDP Latin America
Célio Fernando Bezerra Melo
Eduardo Werneck
Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) - B3 Osvaldo Soares
Eduardo Werneck
- suplente
Conselho Consultivo de Educação da CVM Eduardo Werneck Marco Saravalle
Conselho Consultivo do Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC Lucy Sousa
Conselho de Regulação e Melhores Práticas para as Ofertas Públicas - ANBIMA Milton Luiz Milioni - mandato: julho 2019/2021
Conselho de Regulação e Melhores Práticas do Programa de Certificação Continuada - ANBIMA Gerson Mineo Sakaguti - mandato: 2019/2021
Conselho de Regulação e Melhores Práticas para Atividade de Gestor de Patrimônio Financeiro - ANBIMA Francisco D´Orto Neto - mandato: 2017/2019
Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento - ANBIMA Maria Cecilia Rossi - mandato: 2017/2019 Antonio Jorge Vasconcelos da Cruz - mandato: 2017/2019
Conselho de Regulação e Melhores Práticas para Distribuição de Produtos de Investimento - ANBIMA Vinicius Corrêa e Sá - mandato: 2019/2021
Conselho do Código de Autorregulação da ABRASCA Reginaldo Ferreira Alexandre - mandato: 2013/2015 Ricardo Tadeu Martins - mandato: 2013/2015
Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais para Autorregulação - Apimec Autorregulação
Av. Paulista, 2073, 14º andar, cjs. 1419/20/21 - Horsa I - Conjunto Nacional
São Paulo, SP - 01311-940
Tels.: (11) 3107-6646 / 3107-7396
>> CNPJ - 03.656.667/0001-35
|
|
|
|
|
|
·· Palavra da Presidência |
|
|
|
·· Eventos |
| dom | seg | ter | qua | qui | sex | sáb |
---|
28 | 29 | 30 | 31 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
|
» Próximos Eventos
|
|
·· ASSOCIADA À: |
|
|
·· Parceiros |
|
|
|
·· REPRESENTAÇÕES |
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

|
|
|