BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Programa de Educação Continuada – PEC CGRPF-A / I
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo
 
As certificações CGRPF-A e CGRPF-I, ambas terão validade de 4 (quatro) anos contados a partir da solicitação da certificação, portanto o processo de verificação da Educação Continuada deve começar antes do prazo de validade e não a partir desse prazo.
 
Sendo assim, antes que a certificação vença, o profissional certificado deverá optar entre as duas modalidades de Educação Continuada: 
  
MODALIDADE A. Estudo individual de conteúdo programático denominado CGRPF-A ou CGRPF-I, disponibilizado no Portal APIMEC (www.apimec.com.br), que deverá ser aferido através dos exames on-line, com duas horas de duração.

A comprovação nesta modalidade deverá ser feita dentro do último ano de vencimento da certificação.
 
>> Clique aqui para fazer a inscrição nos exames CGRPF-A / CGRPF-I.
 
Qualquer alteração no conteúdo será comunicada com 90 dias de antecedência. 

MODALIDADE B. Comprovação de participação em cursos, seminários ou outras atividades que representem, no mínimo, 40 (quarenta) créditos de dedicação a sua atualização profissional. Para serem válidos, os cursos, seminários ou outras atividades devem versar sobre os tópicos listados no exame de certificação CGRPF-I/A do item anterior e devem atender aos seguintes pré-requisitos:  

1. Os créditos devem ser acumulados durante 4 (quatro) anos imediatamente anteriores à data do vencimento, sendo que pelo menos 50% dos créditos devem ser nos últimos 2 (dois) anos anteriores a data final da comprovação dos créditos.
 
2. Os Programas de cursos de curta duração e seminários, com um mínimo de 4 (quatro) horas e com adequado controle de frequência, contarão créditos na seguinte proporção: 1 (um) crédito para cada 4 (quatro) horas de curso. Esses créditos exigirão pedido fundamentado pelo pleiteante, de tal sorte a explicitar que o curso teve potencial objetivo de agregar capital intelectual. Esse tipo de crédito não terá limite máximo, mas a aceitação do crédito estará intimamente vinculado à fundamentação da qualidade do curso realizado.

3. Congressos, fóruns, Conferencias de Entidades do Mercado Financeiro, Capitais, Seguros e eventos relacionados aos regimes de previdência em geral, aberto ou fechado não enquadrados no Plano Diretor. Não há limite de créditos, valendo também 1 (um) crédito para cada 4 (quatro) horas de curso.  

4. Cursos de especialização e pós-graduação (MBA, Mestrado ou Doutorado) e segunda graduação ministrados por Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidos pelo MEC e/ou pela CAPES.  Só serão aceitos cursos das áreas de Administração, Atuária, Contabilidade, Direito (econômico, societário ou tributário), Economia, Finanças e afins. Não há limite de créditos, valendo também 1 (um) crédito para cada 4 (quatro) horas de curso.

5. A participação em fóruns e conselhos permanentes (Empresas e Entidades Fechadas de Previdência Complementar), com notório nível de exigência na seleção dos membros valerão 5 (cinco) créditos cada. Esse tipo de evento terá como limite máximo 20 (vinte) créditos. Os fóruns aceitos precisarão de pedido prévio à APIMEC para aferição do notório nível de exigência de seleção.
 
6. As certificações “Profissional de Investimentos” e “Administrador em Geral” ambas do Instituto de Certificação Institucional – “ICSS”, serão equivalentes as certificações “CGRPF-I e CGRPF-A respectivamente. Desta forma, os profissionais que possuírem as certificações Profissional de Investimentos ou Administrador em Geral do ICSS e tiverem interesse em adquirir as certificações  CGRPF-I ou CGRPF-A por equivalência, deverão comprovar o Programa de Educação Continuada – PEC da Apimec, por meio das modalidades A ou B.

Obs. Caso o profissional tenha excedido a quantidade mínima de horas exigidas para o Programa de Educação Continuada, as mesmas não são transferidas para períodos subsequentes. 

Para requerer o cômputo dos créditos o profissional deverá submeter antes do vencimento da certificação, eletronicamente, o Relatório Individual PEC - RiPEC (disponível em www.apimec.com.br >> Certificação >> PEC CGRPF-A/I) com antecedência mínima de 30 (trinta) dias,  e recolher a taxa vigente, que será igual ao valor de inscrição para o exame CGRPF-I/A.  A APIMEC tem o prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento do Relatório Individual PEC - RiPEC para se manifestar, aprovando os créditos ou solicitando esclarecimentos ao profissional, que deverá atender a demanda em no máximo 15 (quinze) dias contados do recebimento da solicitação da APIMEC.

O não cumprimento do Programa de Educação Continuada acarretará a retirada do nome do profissional da relação de certificados CGRPF-I/A no site da Apimec Nacional, ficando o profissional impedido de exercer a atividade.  Caso isto ocorra, a regularização da situação somente poderá ser realizada por meio do cumprimento do Programa de Educação Continuada. 
 
MODALIDADE B - TABELA DE CRÉDITOS


Natureza Características Duração Créditos
Cursos de curta duração, Seminários, Encontros e Simpósios.
Não há limite de créditos
Versar sobre tópicos listados no exame CGRPF-I/A Mínimo de 4 horas 1 crédito para cada 4 horas
Congressos, Fóruns, Conferências de Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais e de Previdência.
Não há limite de créditos
Entidades do mercado financeiro e de capitais e de Seguro e Previdência (Congressos Abipem, Anapar, Abrapp, Instituições do ramo de Seguros) Mínimo de 4 horas 1 crédito para cada 4 horas
Cursos de MBA/Mestrado/Doutorado.
Não há limite de créditos
MBA, Mestrado ou Doutorado ministrados por instituições de ensino superior (IES) reconhecidas pelo MEC. Cursos reconhecidos pela CAPES. Áreas admitidas: administração, atuária, contabilidade, direito (econômico, societário ou tributário), economia, finanças e afins.   1 crédito para cada 4 horas
Participação em Comitês e Conselhos Permanentes (Empresas e Entidades Fechadas de Previdência Complementar).
Limitado a 20 créditos
Notório nível de exigência na seleção dos membros.   5 créditos


>> Clique aqui para acessar o RiPEC - Relatório Individual do PEC – CGRPF-A/I.

O profissional que não atender as exigências do PEC terá o nome retirado da lista pública de profissionais certificados, ficando impedido de exercer sua função até a regularização. 
 

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 

·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
·· ASSOCIADA À:
 
CIIA
·· Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
©2015 Apimec