BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Regulamento do Selo Assiduidade Apimec
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo


Lançado em 29/08/2005 em São Paulo

 

Objetivo

 

Fortalecer a imagem das agraciadas que atuam em linha com a boa governança corporativa, salientando a transparência, a prestação de contas e a equidade na divulgação das informações em cada uma das  regionais da APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, melhorando a sua presença nacional e se consolidando no mercado de capitais, no sentido de gerar maior confiança aos investidores, contribuindo para o  desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais no Brasil.

 

Significado

 

O SELO ASSIDUIDADE APIMEC significa que a agraciada se apresenta em reunião pública, avaliada pelos participantes, com "feedback" aos administradores e de maneira contínua (pelo menos uma vez ao ano), em uma das regionais da APIMEC.

Criação

 

O SELO ASSIDUIDADE APIMEC foi criado focando o objetivo citado acima, pela CorpGroup, atual The Media Group, sob a coordenação da APIMEC SP, que já premiava com certificados as empresas assíduas, desde 1983 e que a partir de 2000, passou a entregar troféus criados pela artista plástica Odette Eid, cuja imagem foi reproduzida nos selos.

 

Agraciados

 

Qualquer empresa ou grupo de empresas, abertas ou não, e entidade, instituição ou órgão governamental que cumprir este regulamento, poderá receber e utilizar o SELO ASSIDUIDADE APIMEC.

 

Em cada primeira reunião no ano em cada uma das regionais, a agraciada receberá um quadro com o selo que poderá passar a utilizar.

 

Categorias

 

Os selos mudam de coloração e de nome conforme avançam nos anos com as reuniões com profissionais de investimentos e investidores em cada uma das regionais da APIMEC.

 

Serão sete categorias (podendo-se lançar outras com a aprovação do Conselho Diretor da APIMEC NACIONAL e conseqüente mudança neste regulamento) para cada uma das regionais da APIMEC, conforme a seguir:

  1. De 1 a 4 anos de apresentações
  2. De 5 a 7 anos de apresentações - PRATA 
  3. De 8 a 14 anos de apresentações - OURO 
  4. De 15 a 24 anos de apresentações - PLATINA 
  5. De 25 a 49 anos de apresentações - ESMERALDA 
  6. De 50 a 74 anos de apresentações - RUBI 
  7. De 75 a 99 anos de apresentações - DIAMANTE
  8. De 100 para frente

Condições para a utilização do Selo Assiduidade Apimec

  1. A utilização terá que respeitar este regulamento e os padrões exigidos no Guia de Referência Básico da APIMEC; 
  2. Se apresentar aos profissionais de investimentos e investidores pelo menos uma vez ao ano; 
  3. As reuniões têm que ser públicas, ou seja, abertas a todos os profissionais de investimentos, investidores, jornalistas e outros interessados em conhecer e/ou acompanhar os números, estratégias e as perspectivas, sem nenhuma restrição às perguntas, desde que pertinentes; 
  4. As reuniões têm que ser organizadas em conjunto com uma das regionais da APIMEC;
  5. As agraciadas poderão utilizar os selos logo a seguir a sua 1.ª apresentação de cada ano (lembrando que várias empresas chegam a se apresentar até 4 vezes ao ano, o que é muito importante, principalmente em casos de mudanças constantes mas, isto não será registrado nos selos), usando a matriz que a APIMEC disponibilizará; 
  6. As agraciadas poderão utilizar os selos de todas as regionais ao mesmo tempo, o que é o melhor que se pode alcançar; 
  7. Quando a agraciada tiver se apresentado como grupo, só poderá usar o selo em publicações do grupo, ou seja, não poderá usá-lo para uma das empresas do grupo, individualmente; 
  8. Se a agraciada deixar de se apresentar dentro de um ano civil, quebrando a seqüência e portanto, a sua assiduidade, a contagem dos anos de apresentação será reiniciada a partir da reunião seguinte naquela regional; 
  9. Mesmo quebrada a seqüência, a agraciada poderá continuar a utilizar o último selo adquirido.

Início da utilização em publicações: novembro de 2005

 

Controle do processo

 

A APIMEC NACIONAL deverá receber das regionais, com pelo menos 1 (uma) semana de antecedência, as reuniões confirmadas, com a data, razão social da empresa ou nome do grupo e número de anos consecutivos de apresentação que estará completando, de cada uma das agraciadas.

 

A APIMEC NACIONAL repassará imediatamente a APIMEC SP, coordenadora e operadora do processo, as informações recebidas das outras regionais.

 

A APIMEC SP providenciará o selo e enviará por meio eletrônico a cada uma das regionais, que deverão enquadrá-lo e entregar na reunião de cada agraciada, conforme padrão estabelecido pela operadora.

 

A APIMEC SP providenciará e enviará a cada agraciada, após a sua primeira apresentação de cada ano, em cada regional, oGuia de Referência Básico da APIMEC específico para a utilização do selo ganho.

 

Resultados

 

Com este selo, as agraciadas ganham a certificação de uma associação que existe desde 1970,  pioneira no mercado de capitais e de reconhecida importância no apoio às práticas de transparência e eqüidade na divulgação de informações.

 

Estar presente assiduamente nas seis regionais APIMEC garante uma ótima abrangência na divulgação de informações no país.

 

A APIMEC, através de questionários preenchidos pelos participantes das reuniões, sintetiza, avalia e envia às agraciadas, um relatório com as médias das notas dadas para cada item, com as sugestões e críticas que muito vem contribuindo para a melhora constante dessas apresentações. A melhor reunião do ano é reconhecida com o "Prêmio Qualidade" por apresentação na regional.

 

Em constante contato com empresas, profissionais, órgãos reguladores, poderes legislativo e executivo, outras entidades e investidores, a APIMEC tem feito grandes esforços para estimular a melhor relação possível entre todas as partes envolvidas no mercado financeiro e de capitais. O Selo Assiduidade APIMEC é mais uma prova desse empenho contínuo da entidade em dar maior confiança e colaborar para o desenvolvimento do mercado.


 

Voltar para o topo

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 

·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
·· ASSOCIADA À:
 
CIIA
·· Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
©2015 Apimec