esqueci minha senha
 
 
 
 
 

BRUMER: CADEIAS PRODUTIVAS AUMENTAM COMPETITIVIDADE

 

Em palestra aos associados da Apimec MG, a convite da entidade, o presidente da Usiminas, Wilson Brumer, disse que as empresas brasileiras precisam estabelecer cadeias produtivas para aumentar sua eficiência, pois só assim poderão competir com sucesso no mercado internacional. Informou que o Brasil é o sétimo no ranking de competitividade entre os países emergentes, mas ainda precisa resolver questões-chave como educação, infraestrutura, inovação, ambiente de negócios, entre outros. 
 
Segundo ele, as nossas empresas precisam, necessariamente, prestar atenção não só nos seus próprios processos como também nos dos seus clientes, estabelecendo com eles uma sinergia para identificar e eliminar as ineficiências ao longo de toda a cadeia produtiva, além de se preocupar com as questões ligadas à gestão e à sustentabilidade dos negócios.
 
Segundo ele, essa tarefa cabe unicamente à iniciativa privada, devendo os governos se preocupar apenas em oferecer a elas infraestrutura de apoio à produção e cuidar para que exista isonomia competitiva em nosso país, com aplicação das mesmas regras existentes em outros países. Outra atribuição do governo deverá ser a desoneração dos investimentos das empresas nacionais, de forma que elas possam ter um ambiente de igualdade competitiva.
 
Brumer mostrou em sua palestra que é preciso prestar atenção aos sinais que apontam para um risco de desendustrialização no Brasil, citando que os níveis de participação do setor industrial no PIB vêm caindo e, atualmente, são semelhantes aos da década de cinquenta. Mas, ao mesmo tempo, afirmou ver grandes oportunidades, "já que a economia está em expansão e isso representa uma oportunidade ao aumento da competitividade". Outro fator que o presidente da Usiminas considerou fundamental é a eliminação da "guerra fiscal" entre os estados brasileiros.

A palestra completa do presidente da Usiminas está disponível no site www.apimecmg.com.br (Página Biblioteca Virtual/Artigos) ou pode ser solicitada à Secretaria da Apimec MG. 
  
  


 
 
 
--%>
 
A APIMEC-MG está com nova administração para o biênio 2019/2020. Buscamos o fortalecimento da entidade, aumentar o número de reuniões com empresas.
 

» Próximos Eventos
 
 
ver resultado
 
 
©2015 Apimec