BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Editada a Instrução CVM 598/2018 que dispõe sobre atividade de Analista de Valores Mobiliários
 
« Voltar |  Imprimir |  Enviar para um amigo |  RSS |  

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou, em 3/5/2018, a Instrução CVM 598, que revoga a ICVM 483 e introduz um novo marco regulatório sobre a atividade de analista de valores mobiliários.

 
  
Uma das principais alterações trazidas pela nova norma foi a previsão da necessidade de credenciamento de analistas de valores mobiliários constituídos sob a forma de pessoas jurídicas.

 
  
Dentre as demais alterações realizadas destacam-se: 


  
-  as equipes de análise serão formadas por, no mínimo 80% (oitenta por cento) de analistas de valores mobiliários credenciados. Caso ocorra o desenquadramento, as instituições financeiras e as Casas de Análise terão 90 (noventa) dias, contados do início do desenquadramento, para recompor o percentual de analistas de valores mobiliários credenciados exigido por este artigo. Anteriormente pela ICVM 483 o percentual mínimo era de 70% (setenta por cento) e o prazo para regularização era de 180 (cento e oitenta) dias; 
  
-  vedação a que os analistas de valores mobiliários pessoa natural obtenham ou mantenham registro como agente autônomo de investimento; 
  
-  previsão de que as entidades responsáveis pelo credenciamento de analistas de valores mobiliários autorizadas pela CVM também possam determinar a retificação ou a cessação da divulgação de comunicações de cunho institucional e publicitário que apresentem incorreções ou impropriedades que possam induzir o investidor a erro. 


  
Clique Aqui para acessar na íntegra a Instrução CVM Nº 598 de 03 de maio de 2018.




Próximos Passos 


  
De acordo com o artigo 27 da ICVM nº 598, existe a necessidade de credenciamento das pessoas jurídicas que exerçam a atividade de análise de valores mobiliários em entidade credenciadora autorizada pela CVM no prazo de 180 dias a contar da publicação da Instrução, o que veio a ocorrer em 4/5/2018. 
  
Desta forma, a CVM, editou Ofício Circular nº 5/2018/CVM/SIN no dia 10 de maio de 2018, que estabelece os prazos para que seja realizado o credenciamento dos analistas de valores mobiliários pessoas jurídicas. 
  
Clique Aqui para acessar na íntegra o Ofício Circular nº 5/2018/CVM/SIN. 


 
 
 

·· Palavra da Presidência
 
Fale com o Presidente
 
 
·· Eventos

» Próximas Reuniões
 
 
·· Parceiros

 
 
·· Apoiadores

 
 
·· REPRESENTACOES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
·· TWITTER

 
·· INFORMATIVOS
Cadastre e receba nossos informativos.

Nome:
E-mail:
 
 
©2015 Apimec