BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Nos 50 Anos da APIMEC, celebração e reestruturação
 
« Voltar |  Imprimir |  Enviar para um amigo |  RSS |  

A APIMEC SP está completando 49 anos, tendo sido fundada em outubro de 1971, com nome de ABAMEC SP. Tendo em vista que a Abamec surgiu no Rio de Janeiro em maio de 1970, o Sistema APIMEC que congrega seis Apimecs regionais e a Apimec Nacional atingiu os 50 anos de existência. Temos muito a relembrar, comemorar e homenagear. Nesta linha, o conselho regional paulista deliberou oferecer o Título de ASSOCIADO BENEMÉRITO a associados da “Velha Guarda” que contribuíram para a fundação ou crescimento da regional, em sua primeira fase (anos 70 do século XX): Julio Sampaio, o primeiro presidente paulista, Joubert Rovai, Gilberto Biojone e Lélio Lauretti. Também foi concedido o título de ASSOCIADO REMIDO a Luiz Fernando Vasconcellos, Ricardo Penna de Azevedo e Marcelo Canguçu de Almeida. Parabéns a todos.


Agora estamos preparando o futuro da APIMEC. Após obter o status de credenciadora do analista de valores mobiliários, em 2010, e implantar as respectivas rotinas de certificação, credenciamento e supervisão na Apimec Nacional, os gestores do Sistema Apimec começaram a refletir sobre a necessidade de reestruturação, em direção a uma maior integração e a superação do modelo originário de regionais. O primeiro movimento nesse sentido foi a padronização dos estatutos sociais em 2016, seguida pela edição do novo CÓDIGO DE ÉTICA NACIONAL PARA ASSOCIADOS.


O modelo de regionais independentes foi se tornando esgotado, por diversas razões. Para começar, ao longo dos últimos quinze anos as regionais perderam associados para as outras associações que surgiram no mercado, embora tenhamos acrescentado cerca de 800 analistas credenciados junto à Apimec Nacional, por conta da autorregulação. Assim, não comporta mais ter conselhos e diretorias regionais, sendo recomendável uma gestão centralizada.


A atividade tradicional das regionais, a saber, cursos, eventos e reuniões de empresas presenciais também tem sofrido os impactos das mudanças tecnológicas e regulatórias. As teleconferências de empresas e os cursos on-line/EAD foram se tornando mais comuns e as novas gerações de analistas e profissionais de investimento foram se formando nesse novo mundo digital. Isso está requerendo mais investimentos em tecnologia, não viáveis para regionais isoladas.


O financiamento dos novos eventos também se defrontou com crescentes dificuldades de obtenção de patrocínios juntos às companhias abertas, cada vez mais seletivas e com orçamentos enxutos na área de relações com investidores. Então, nosso desafio foi tocar projetos com bilheteria ou recursos próprios, reduzir custos e otimizar a utilização de nosso patrimônio. As regionais tomaram várias medidas nesse sentido, nos últimos cinco anos, mas essas se mostraram insuficientes. No caso de SP, por sermos o centro de mercado capitais brasileiro, mantivemo-nos muito ativos, entre reuniões de empresas, cursos e outros eventos. Mesmo assim, não conseguimos evitar desempenhos aquém do esperado.


Em 2020, chegou a hora inadiável da mudança e a pandemia do covid somente acelerou o Projeto União das regionais. Na primeira Etapa, quatro regionais se unem formando a APIMEC BRASIL, com sede em São Paulo, com o CNPJ e o título de utilidade pública da Regional SP,  e agregando a sua atividade operacional as atividades de representação institucional e dos exames para a certificação dos analistas e profissionais de investimentos. A atividade de autorregulação (credenciamento e supervisão do analista) permanecerá apartada nesta etapa, na APIMEC AUTORREGULAÇAO (CNPJ da Apimec Nacional), cujo associado majoritário será a APIMEC BRASIL.


Faremos Assembleia Geral Extraordinária, em breve, para promover todas essas mudanças. Os associados receberão, junto com a Convocação, maiores esclarecimentos para exercer seu voto com discernimento, em cada item da pauta. A Diretoria da APIMEC SP também permanece à disposição, por email ou telefone, para esclarecimentos.

 


Lucy Sousa- Presidente Executiva SP             Harold Thau-Presidente do Conselho SP

Vinicius  Corrêa e Sá -Vice Presidente SP


 
 
 

·· Palavra da Presidência
 
Fale com o Presidente
 
 
·· Eventos

» Próximas Reuniões
 
 
·· Parceiros

 
 
·· Apoiadores

 
 
·· REPRESENTACOES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
·· TWITTER

 
·· INFORMATIVOS
Cadastre e receba nossos informativos.

Nome:
E-mail:
 
 
©2015 Apimec