BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Quem Somos
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS |

História

A APIMEC-SUL - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais/Extremo Sul, é uma associação civil, sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública, que congrega cerca de 400 (quatrocentos) associados nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em meados de 1979, os analistas do Mercado de Capitais do Sul do País sentiram a necessidade de troca de experiências para sua natural evolução e uniram-se para a constituição da sua associação com o objetivo de congregar os seus membros e buscar o aprimoramento técnico e ético.

Assim, para sua constituição o grupo fundador contou com o apoio e estímulo das duas entidades já existentes (Abamec-Rio e Abamec-SP - atual APIMEC-SP) e da Bolsa de Valores do Extremo-Sul. Esta última cedeu suas instalações para a sede provisória da recém constituída entidade. Dessa forma, em 05/04/79, foi fundada a ABAMEC-SUL (atual APIMEC-SUL) em assembléia que contou com a presença de 25 analistas, na qual foi aprovado o seu estatuto e eleito seu Conselho Diretor, que por sua vez compôs a sua primeira diretoria. Os seus membros diretivos tomaram posse no dia 25/05/1979 em ato solene realizado nas dependências e com o patrocínio da Bolsa de Valores do Extremo Sul, contando com a presença de autoridades, empresários e representantes das instituições do Mercado de Capitais.

A ABAMEC-SUL (atual APIMEC-SUL) passou a integrar a ABAMEC NACIONAL (atual APIMEC-NACIONAL) de cuja fundação participou, a partir de 1988, entidade esta que é hoje uma Associação que congrega cerca de 3.200 profissionais que atuantes nos Mercados Financeiros e de Capitais do País, com um perfil de representatividade em nível nacional através de suas 6 (seis) seções regionais - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará e Rio Grande do Sul. A APIMEC-NACIONAL integra o Comitê Internacional das Associações de Analistas Financeiros, sediado em Paris, e a ACIIA - Association of Certified International Investment Analysts.

A ABAMEC SUL (atual APIMEC-SUL), reunida em 15 de maio de 2003 em Assembléia Geral Extraordinária, decidiu pela mudança do nome da Associação, que passou a denominar-se APIMEC-SUL - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais/Extremo Sul. Tal decisão deve-se à necessidade de se adequar aos novos tempos de economia globalizada e profissionais multidisciplinares que atualmente integram nosso quadro social. Nosso perfil de associado contempla, além de analistas de investimento, administradores de carteiras, consultores de investimento, underwriters, analistas técnicos, analistas de crédito de papéis de renda fixa entre outros.


Objetivos

A APIMEC-SUL tem, como objetivo fundamental, o amplo desenvolvimento do profissional de investimento dos Mercados Financeiros e de Capitais , zelando pela prática de elevados padrões éticos de conduta profissional e de aprimoramento técnico. São objetivos da Associação:

a) congregar pessoas físicas que exerçam funções especializadas de Profissionais de Investimento dos Mercados Financeiro e de Capitais. Considerem-se Profissionais de Investimento dos Mercados Financeiros e de Capitais, os indivíduos que exerçam profissionalmente uma ou mais das seguintes atividades: análise de valores mobiliários, análise de crédito, análise de demonstrações financeiras, análise de risco, análise de investimentos, administração de fundos ou carteiras de investimentos, análise econômica, elaboração de estratégia de atuação nos mercados, relacionamento com investidores, consultoria financeira, consultoria de investimentos e consultoria jurídica relativa à essas atividades.
b) zelar para que sejam mantidos por seus associados elevados padrões éticos de conduta profissional;
c) realizar estudos e pesquisas de natureza técnica para informação e esclarecimentos de dúvidas e controvérsias aos Mercados Financeiro e de Capitais;
d) manter intercâmbio cultural com entidades de objetivos conexos e correlatos no País e no Exterior;
e) organizar, orientar e coordenar cursos sobre Mercados Financeiro e de Capitais destinados à especialização de profissionais deste mercado e à informação ao público em geral;
f) colaborar com os poderes públicos competentes no aperfeiçoamento das medidas normativas dos Mercados Financeiros e de Capitais;
g) fomentar e estreitar as relações entre pessoas que colaboram para o desenvolvimento dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Desempenhando um papel fundamental no Mercado de Capitais, os analistas:

a) quando operam ou administram carteiras de risco, objetivam sempre pela maximização do retorno da aplicação de recursos;
b) quando diagnosticam as sociedades emissoras de valores mobiliários, fundamentam sempre suas análises por meio de instrumental técnico adequado, emitindo opiniões isentas com vistas a subsidiar as decisões de investimento;
c) atuam em bancos comerciais, de investimentos e desenvolvimento, em sociedades corretores e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, em entidades de seguridade social e companhias seguradoras, em empresas públicas ou privadas, orientando ou administrando aplicações de recursos dessas instituições e seus clientes;
d) filiados à APIMEC-SUL têm ainda por objetivo facilitar o relacionamento entre empresários, autoridades, investidores e outros profissionais ligados ao mercado financeiro e de capitais.
 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 

·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Mais Detalhes
 
 
·· PaTROCINADORES

 
 
·· PARCERIAS

 
 
·· TWITTER

©2015 Apimec