BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Regulamento do Prêmio Apimec
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo


 
O que é o Prêmio Apimec  |  Premiados


PRÊMIO APIMEC 2014 - 41ª EDIÇÃO


CAPÍTULO 1 - DO PRÊMIO APIMEC

Artigo 1º - O Prêmio Apimec objetiva premiar, por votação direta dos associados efetivos e colaboradores, indivíduos ou instituições que colaboraram no período ao qual se refere a premiação, de forma relevante  para o desenvolvimento e o aprimoramento técnico dos mercados financeiro e de capitais e dos profissionais de investimentos. 
 
Parágrafo Primeiro - A premiação se dará nos âmbitos nacional e regional. As categorias de premiação nacional serão exclusivas da Apimec Nacional.
 
Parágrafo Segundo - A premiação se dará anualmente em todas as categorias, com exceção do Prêmio Especial Nacional e Prêmio Especial Regional, cuja concessão ficará a critério dos Conselhos Diretores da Nacional e da Apimec Regional a que se referem, respectivamente. 
 
 
CAPÍTULO 2 - DA PREMIAÇÃO
 
Artigo 2º - O período a que se refere o prêmio (Período de Referência) será de doze meses a contar do dia 1º de janeiro do ano anterior ao do ano da Edição do Prêmio.
 
Artigo 3º - A coordenação do prêmio se dará pela Comissão de Premiação que será formada pelo menos 30 (trinta) dias antes do término do Período de Referência.
 
Artigo 4º - A Comissão de Premiação será formada por sete membros: o vice-presidente da Apimec Nacional e um representante de cada regional e será presidida pelo representante da Apimec Regional que irá coordenar a entrega do prêmio. Os membros das Apimecs Regionais serão referendados pelo Conselho Diretor da Apimec Nacional. A coordenação de entrega do prêmio obedecerá ao sistema de rodízio entre todas as Apimecs Regionais, cabendo a cada ano uma regional diferente fazer a sua coordenação.
 
Parágrafo único - Ao final da cerimônia de premiação, a Comissão de Premiação daquela Edição será dissolvida.
 
 
CAPÍTULO 3 - DAS CATEGORIAS DO PRÊMIO
 
Artigo 5º - No âmbito nacional, o Prêmio Apimec será concedido em cinco categorias, quais sejam: Profissional de Investimentos, Companhia Aberta, Profissional de Relações com o Investidor, Veículo de Comunicação e Especial.
 
Artigo 6º - No âmbito regional, o Prêmio Apimec será concedido nas categorias Especial, Qualidade (Melhor Reunião) e Profissional de Comunicação. 
 
A - Prêmio APIMEC Profissional de Investimento
 
Artigo 7º - Concorrerão ao Prêmio Apimec Profissional de Investimento, os profissionais de investimento que tenham se destacado pela contribuição em relação aos assuntos de interesse desses profissionais ou dos mercados financeiros ou de capitais no Período de Referência.
 
Parágrafo primeiro - Os candidatos deverão ser associados efetivos de uma das Apimecs regionais, estar em dia com suas contribuições à associação, possuir comprovada experiência no mercado financeiro ou de capitais e Certificação Nacional dos Profissionais de Investimento (CNPI), e ter atuado como profissional de investimentos no Período de Referência.
 
Parágrafo segundo - Entre os quesitos a serem considerados na avaliação do Prêmio Profissional de Investimento estão a divulgação de artigos e a elaboração de trabalhos relacionados ao mercado financeiro e de capitais, além do reconhecimento, pela comunidade, de seu mérito profissional.
 
B - Prêmio APIMEC Companhia Aberta
 
Artigo 8º - Concorrerão ao prêmio as companhias de capital aberto do mercado brasileiro, com títulos em circulação no mercado brasileiro, que atendam aos seguintes requisitos no Período de Referência:
 
a)    Categoria A - companhias com receita líquida anual consolidada em IFRS no Período de Referência, acima de 3 bilhões e que realizaram reunião Apimec nas 6 regionais.
 
b)    Categoria B - companhias com receita líquida anual consolidada em IFRS no Período de Referência, até 3 bilhões e que realizaram reunião Apimec em pelo menos 3 regionais.
 
Parágrafo único - Entre os quesitos a serem considerados na avaliação do Prêmio Apimec Companhia Aberta estão:
 
a)    Possuir departamento dedicado a atendimento a investidores;
b)    Estar em dia com o envio das informações obrigatórias à CVM;
c)    Regularidade e qualidade das informações divulgadas ao mercado;
d)    Publicação de Balanço Social ou de Relatório de Sustentabilidade Empresarial;
e)    Atendimento a pedidos de entrevistas e promoção de visitas às instalações da companhia;
f)    Qualidade, precisão e pontualidade na divulgação dos Relatórios da Administração e das Demonstrações Financeiras anuais e trimestrais;
g)    Qualidade e tempestividade na divulgação de atos ou fatos relevantes;
h)    Apresentação e publicação de dados sobre riscos e políticas socioambientais;
i)     Divulgação de calendário corporativo atualizado;
j)     Possuir site de Relações com Investidor;
k)    Dar tratamento equitativo a todos os acionistas;
l)     Filosofia empresarial, boas práticas de governança corporativa e Transparência das políticas de administração da companhia;
m)  Divulgação do Plano de Investimento;
n)    Possuir Política clara de distribuição de resultados aos acionistas.
 
C - Prêmio APIMEC Profissional de Relações com o Investidor
 
Artigo 9º - Concorrerão ao prêmio os profissionais de Relações com o Investidor de Companhias Abertas, com títulos em circulação no mercado brasileiro, e que estejam em dia com o envio das informações obrigatórias à CVM, no Período de Referência.
 
Parágrafo primeiro - Entre os quesitos para avaliação do Prêmio Profissional de Relações com o Investidor, deverão ser considerados os seguintes:
 
a)    Pronto atendimento às demandas dos analistas, incluindo os pedidos de informação, reuniões e visitas;
b)    Transparência, objetividade, clareza e equidade na comunicação com o os analistas, profissionais e investimento e investidores;
c)    Segmentação no atendimento aos diversos públicos de investidores.
 
Parágrafo segundo - Caso haja, dentre os cinco mais votados no primeiro turno, representantes da mesma companhia, será declarado candidato ao segundo turno àquele que obteve a maior votação no primeiro turno.
 
D - Prêmio APIMEC Veículo de Comunicação
 
Artigo 10 - Concorrerão ao Prêmio ApimecVeículo de Comunicação as empresas, entidades ou veículos de comunicação que efetivamente tenham desenvolvido trabalhos ou contribuição relevantes em prol do mercado de capitais no Período de Referência.
 
E - Prêmio Especial Nacional
 
Artigo 11 - O Prêmio Especial Nacional será concedido a pessoa física ou instituição que tenha contribuído de forma objetiva para o desenvolvimento do mercado financeiro ou de capitais brasileiro e para a divulgação de assuntos de interesse dos profissionais de investimentos.
 
Parágrafo único - O Conselho Diretor da Apimec Nacional escolherá o premiado.
 
F - Prêmio Especial Regional
 
Artigo 12 - O objetivo do Prêmio Especial Regional é reconhecer a pessoa física ou instituição que tenha contribuído de forma objetiva para o desenvolvimento do mercado financeiro ou de capitais e para a divulgação de assuntos de interesse dos profissionais de investimentos na jurisdição de cada Apimec Regional.
 
Parágrafo único - A escolha será feita pelo Conselho Diretor de cada Apimec Regional.

G - Prêmio Regional Qualidade - Melhor Reunião
 
Artigo 13 - O Prêmio Regional Qualidade objetiva destacar a companhia que tenha realizado a melhor reunião em cada Apimec Regional no Período de Referência, incentivando assim a melhoria contínua na qualidade das Reuniões Apimec. Concorrerão ao Prêmio Regional Qualidade as empresas que tenham realizado reuniões na jurisdição da Apimec Regional no Período de Referência.

Parágrafo único - Caberá a cada Apimec Regional deliberar sobre o regulamento específico para esta categoria.   
 
H - Prêmio Regional Profissional de Comunicação
 
Artigo 14 - O Prêmio Apimec visa reconhecer o Profissional de Comunicação que tenha desenvolvido relevantes trabalhos ou contribuição em favor do mercado financeiro ou de capitais na jurisdição de cada Apimec Regional no Período de Referência.
 
Parágrafo primeiro - Caberá a cada Apimec Regional deliberar sobre o regulamento específico para esta categoria.
 
Parágrafo segundo - O profissional deve ter como tema primordial de trabalho mercado financeiro ou de capitais.
 
 
CAPÍTULO 4 - DA VOTAÇÃO E APURAÇÃO
 
Artigo 15 - No âmbito nacional, o processo de votação, para todas as categorias, deverá ter seus dois turnos encerrados em até 60 (sessenta) dias. A cerimônia de premiação deverá ocorrer em até 90 (noventa) dias do encerramento do segundo turno.
 
Parágrafo único - o cronograma de votação e premiação será definido pelo Conselho Diretor da Apimec Nacional, a partir de proposta apresentada pela Comissão de Premiação de cada Edição do Prêmio.
 
Artigo 16 - No âmbito regional, o processo de votação e o cronograma de votação e premiação serão estabelecidos pelo Conselho Diretor de cada Apimec Regional, conforme regulamento específico.
 
Artigo 17 - Participarão da votação os associados efetivos e colaboradores, em dia com suas contribuições, bem como os associados remidos.
 
Artigo 18 - O voto será secreto, realizado por meio eletrônico, utilizando o Portal da Apimec.
 
Artigo 19 - A escolha dos premiados será feita em dois turnos. A votação em segundo turno será realizada em listas fechadas compostas dos candidatos mais votados de cada categoria na votação em primeiro turno, até o máximo de 5 (cinco), sendo sagrado vencedor o candidato mais votado em cada categoria na votação em segundo turno.
 
Artigo 20 - A votação em primeiro turno será feita em listas fechadas para as categorias Profissional de Investimento e Companhia Aberta, para as quais serão obedecidos os procedimentos de seleção de candidatos a seguir descritos, sendo aberta para as demais categorias: 
 

  1. Para a categoria Profissional de Investimento, comporão a lista fechada os candidatos que, atendendo aos critérios estabelecidos no regulamento, forem selecionados pelo Conselho Diretor de cada Apimec Regional para compor a lista tríplice (até três nomes), que deverá ser enviada à Comissão de Premiação conforme cronograma aprovado nos termos do artigo 15, acompanhada do sumário do curriculum vitae de cada candidato e das razões para a indicação para o período de referência; 
     
  2. Para a categoria Companhia Aberta, comporão a lista fechada as companhias que, por atender aos critérios estabelecidos no regulamento, constarem de levantamento específico elaborado pela Comissão de Premiação até o último dia útil do mês de maio cada ano.

Artigo 21 - Caberá à Comissão de Premiação verificar se os candidatos atendem ao regulamento.
 
Artigo 22 - O Conselho Diretor da Apimec Nacional ratificará os candidatos que comporão as listas fechadas para a votação em segundo turno.
 
Artigo 23 - O anúncio dos prêmios deverá sempre ser feito pelo presidente da Apimec Nacional e no caso dos prêmios regionais, pelos presidentes das respectivas Apimecs Regionais.
 
 
CAPÍTULO 5 - DA SOLENIDADE DE ENTREGA
 
Artigo 24 - A premiação nacional será custeada pela Apimec Nacional. A premiação regional ficará a cargo da Apimec regional que o atribuir.
 
Artigo 25 - O Conselho da Apimec Nacional decidirá o local da entrega do prêmio, que deverá ser, primordialmente, na sede da Apimec Regional que coordenar a Comissão de Premiação, à qual caberá realizar o evento.
 
Artigo 26 - O Conselho Diretor da Apimec Regional decidirá como realizará a entrega dos prêmios regionais.
 
 
CAPÍTULO 6 - DA VIGÊNCIA
 
Artigo 27 - Este regulamento passará a valer para a votação imediatamente seguinte a sua aprovação pelo Conselho Diretor da Apimec Nacional.
 
 
São Paulo/2014
 
 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 

·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
·· ASSOCIADA À:
 
CIIA
·· Parceiros

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
©2015 Apimec