BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Pesquisa revela aumento da construção Civil no Maranhão
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

A indústria da construção civil encerrou 2011 com crescimento no nível de atividade em relação ao ano anterior. Segundo a pesquisa Sondagem Indústria da Construção do Maranhão, realizada pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e divulgada nesta quinta-feira, 9, o indicador alcançou 56,3 pontos em dezembro do ano passado. O aumento foi de 5,8 pontos em relação ao mesmo mês de 2010. As informações são d´O Imparcial.

A pesquisa também mede a expectativa do empresariado do setor em relação a 2012. O resultado indica que os industriais da construção civil estão esperando maior nível de atividade, aumento da contratação de mão de obra e na aquisição de insumos e matérias primas neste ano.

Em relação à Sondagem da Construção Civil feita em todo o país, o nível de atividade do setor teve resultado inferior, já que o índice Brasil marcou 47,6 pontos, indicando redução de atividade em relação a novembro, ficando 8,7 pontos abaixo do que o medido no Maranhão. No entanto, para os próximos seis meses, a pesquisa mostrou que em todo o país a classe está otimista tanto no cenário nacional quanto no cenário local.

A Sondagem também revelou que, no Maranhão, a margem de lucro operacional, a situação financeira das empresas e o acesso ao crédito no último trimestre do ano passado foram consideradas boas pelos empresários maranhenses.

De acordo com Marcos Itapary,assessor da Fiema e responsável pela pesquisa no estado, "deve-se destacar a recuperação da atividade do setor no segundo semestre de 2011, lembrando que a região Nordeste obteve um desempenho melhor neste período ao restante do país".

"No caso do Maranhão, já se pode sentir o reflexo dos grandes investimentos que estão sendo feitos no estado. Há novas empresas do setor se instalando e que, junto com as já estabelecidas, ampliam a prestação de serviços para os empreendimentos de grandes empresas como Votorantim e MPX para citar apenas algumas", completou o pesquisador.

No entanto, apesar dos bons resultados da pesquisa, a Sondagem aponta que ainda há importantes obstáculos a serem vencidos pelo setor: falta de mão de obra qualificada e elevada carga tributária.

A Sondagem Indústria da Construção do Maranhão é uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia é aplicada no Maranhão desde janeiro de 2010, em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento é feito por amostragem, e foram ouvidas 21 empresas maranhenses.

Fonte: O Imparcial

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec