BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Inflação da zona do euro fica abaixo do esperado em janeiro
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

A inflação na zona do euro ficou abaixo do estimado em janeiro, mostraram dados nesta quarta-feira, apoiando as expectativas do mercado de que o aumento de preços vai continuar a desacelerar conforme a economia se contrai e possivelmente pavimenta o caminho para um corte de juros por parte do Banco Central Europeu (BCE).

A agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat) disse que os preços ao consumidor nos 17 países que usam o euro caíram 0,8 por cento em janeiro contra dezembro para um aumento anual de 2,6 por cento -uma revisão para baixo em relação à primeira estimativa, de 2,7 por cento, publicada em 1o de fevereiro.

Os dados da Eurostat mostraram que a queda mensal dos preços se deveu basicamente a reduções sazonais nos preços de roupas e pacotes turísticos.

Em termos anuais, a taxa de inflação foi sustentada basicamente pelos altos preços de combustíveis, que adicionaram 0,33 ponto percentual ao dado final, seguido por 0,14 ponto percentual de óleo de aquecimento e outro 0,14 ponto dos preços do gás.

Os preços de energia em geral, impulsionados pelas tensões sobre o programa nuclear do Irã, saltaram 2,6 por cento em janeiro contra dezembro, para um aumento anual de 9,2 por cento.

Sem os voláteis preços da energia, a inflação já ficou na meta do BCE, com queda de 1,2 por cento no mês, para uma leitura anual de 1,9 por cento.

O núcleo da inflação, que exclui preços de energia e alimentos não processados, caiu 1,4 por cento no mês e ficou em 1,9 por cento no ano, abaixo dos 2 por cento de dezembro.

Fonte: Reuters

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec