BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Bahia e instituto alemão farão parceria para produção de softwares
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

Empresários alemães, liderados pelo prefeito da cidade de Kaiserslautern, visitam nesta quinta-feira, 1º, as instalações do Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, em Salvador. De manhã, a comitiva participa de um evento na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), na capital baiana, que tratará da parceria entre o estado e o Instituto Fraunhofer da Alemanha.

A programação começa às 9h, com o prefeito de Kaiserslautern, Klaus Weichel, falando dos objetivos da missão e sobre o ecossistema de ciência e tecnologia na cidade alemã, que possui um parque tecnológico referência em toda a Europa.

Em seguida, o diretor do Instituto Fraunhofer, Hans Dieter Rombach, abordará a pesquisa em engenharia de software e as perspectivas de parceria com a Bahia, seguido do diretor do Centro de Projetos Fraunhofer/Universidade Federal da Bahia (Ufba), Manoel Mendonça, que apresentará a parceria entre a Ufba e o instituto alemão. Encerrando a programação da manhã, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, falará sobre os investimentos e novas perspectivas para o Parque Tecnológico baiano.

Software 
Na sexta-feira, 2, a comitiva alemã participa, na sede da Governadoria, da assinatura de um convênio visando à criação do Centro de Projetos Fraunhofer em Engenharia de Software e Sistemas no Parque Tecnológico da Bahia. O acordo será assinado às 15h pelo governador Jaques Wagner, pelo secretário Paulo Câmera, pela reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal e por representantes do instituto alemão.

A parceria é resultado do esforço do secretário Paulo Câmera, por entender que o Parque Tecnológico da Bahia não pode trabalhar isolado da comunidade científica mundial. O Centro de Projetos Fraunhofer vai atuar no Tecnocentro, prédio central do Parque Tecnológico. "Estamos trazendo para a Bahia uma das principais organizações europeias de pesquisa aplicada e será o primeiro Centro de Projetos do Instituto Fraunhoufer no Brasil", destaca o secretário.

O Instituto Fraunhofer é uma organização com 15.000 cientistas distribuídos em 60 centros de pesquisa e uma das mais bem-sucedidas do mundo na transferência de tecnologia entre universidades e empresas. O Centro que vai funcionar na Bahia terá cerca de 30 profissionais envolvidos da Ufba, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Alemanha.

A atuação na Bahia será voltada para engenharia de softwares e sistemas de computação, uma das áreas de conhecimento mais estratégicas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. A iniciativa conjunta colocará o Estado em uma posição única no mundo na área de pesquisa em software. 


Fonte: Governo do Estado da Bahia

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec