BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Jovens inseridas desde cedo no mercado de trabalho obtém vantagem profissional
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

Jovens meninas que sonham com um futuro profissional de sucesso e amadurecimento no mercado de trabalho buscam nos programas de Jovem Aprendiz as ferramentas para obter destaque e base sólida na corrida pelo primeiro emprego.

O programa permite que adolescentes a partir de 14 anos tenham acesso a cursos profissionalizantes e preparatórios para que possam ser inseridos no mercado de trabalho, contando com registro em carteira e benefícios previstos em lei.

A estudante Tamires Costa, de 18 anos, participa há um ano do programa oferecido por uma organização sem fins lucrativos em Santo André, região do ABC paulista, e encontrou na oportunidade a chance de estar inserida no mercado. "Eu sempre quis começar a trabalhar cedo", conta a aprendiz, que sentiu evolução não só nos conhecimentos, mas também nos aspectos de sua personalidade. "Eu era muito tímida, tinha vergonha de falar em público. E agora eu falo normalmente, porque eles (o programa) nos dão orientação. E algumas coisas a gente só aprende trabalhando", afirma a estudante.

Este acesso ao aprendizado prático desde cedo é apontado pela coordenadora de vestibulares da Trevisan Escola de Negócios, Leticia Bechara, como "oportunidade de ter uma renda aliada ao conhecimento. É o primeiro contato com o mundo profissional e possibilita uma visão do que é o mundo do trabalho".

O coordenador pedagógico da Casa Lions de Adolescente de Santo André (Clasa), José Roberto de Souza, acredita que o principal pilar do programa Jovem Aprendiz é proporcionar ao adolescente "a oportunidade de uma primeira entrevista de emprego". Isso porque o programa faz a ponte entre o jovem e as empresas parceiras. Além disso, ele afirma que "é importante obter informações básicas que vão dar noções de como enfrentar o mercado de trabalho".

Fator este que foi comprovado pela estudante Yasmim Almeida, 18 anos, que participou durante três anos do programa, o qual viabilizou sua entrada no mercado de trabalho. "Hoje em dia, para você entrar em uma multinacional como eu consegui, com a minha idade, é praticamente impossível", declara a estudante. Yasmim já possui dois anos de registro em carteira de trabalho e encontrou no programa o incentivo para continuar estudando.

"Quando você entra no programa, você pensa em fazer o curso (preparatório) e trabalhar. Mas eles abrem a sua mente para você não querer só o curso e o trabalho básico. Eles fazem você buscar algo a mais", conta a jovem que passou a ser universitária, com o objetivo de obter mais um destaque em sua carreira profissional. 

A escolha de Yasmim é um dos conselhos da coordenadora da Trevisan para que a jovem não descuide da profissionalização. "O programa é o primeiro passo, mas se não balancear com os estudos, a experiência profissional, ao invés de ajudar, vai limitar. Vale a pena, pela aproximação com o mundo, para conhecer as empresas e as diversas áreas de atuação. Mas não pode descolar da formação acadêmica", aconselha Leticia.

Além do conhecimento adquirido com a formação no programa Jovem Aprendiz, a coordenadora também indica que a adolescente ganha vantagem no mercado de trabalho pela iniciativa de estar inserida com antecedência.

"A jovem tem vantagem porque está mostrando que é capaz de tomar decisões mais rapidamente. Ela mostra: sou capaz de aprender mesmo que eu não trabalhe com algo que eu goste. Ela vai conhecer outras pessoas, com outras experiências. Ter contatos é um ponto importante na carreira. As empresas olham essa trajetória", afirma Leticia.

Fonte: http://www.ultimoinstante.com.br

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec