BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Produtores alagoanos de fogos de artifício podem criar cooperativa
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

A proposta de cooperativismo para o fortalecimento de cadeias produtivas que se destacam no Estado chegou até a produção de fogos de artifício no município de Ibateguara. Produtores da região se reuniram com técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), esta semana, para discutir a situação do mercado local e a organização e formalização das atividades. 

Os anseios dos trabalhadores são a qualificação e a melhoria das condições de trabalho, além do aumento da renda das famílias. Segundo eles, uma das principais dificuldades do comércio dos fogos são os atravessadores. Sem ter um mercado local consolidado, os produtores são obrigados a vender seus produtos para terceiros, que acabam por colocar embalagens com outras marcas, enfraquecendo a cadeia produtiva local.

Existem entre 10 e 14 pequenas fábricas ligadas ao setor no município, que se caracteriza pela maior produção de fogos de artifício no Estado, principalmente daqueles destinados às crianças, como estalos bebé (cuja produção chega a 100 milhões por ano), traque, chuvinha, coqueirinho, entre outros. Apesar de 70% do produto ser confeccionado na cidade, a informalidade e desorganização do sistema de produção não garantem o lucro esperado aos produtores.

Uma visita técnica deverá ser realizada ainda este mês às fábricas, para mapeamento das condições e levantamento de informações e posterior plano de ações em prol do aperfeiçoamento da cadeia produtiva.

Também estão envolvidos no projeto inicial, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação (Secti), a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Alagoas (Sescoop/AL).


Fonte: Governo do Estado de Alagoas

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec