A terceira geração do iPad começou a ser vendida nesta sexta-feira no
Japãp em meio a uma grande expectativa e a longas filas nas portas das
lojas da Apple, que domina o mercado local.
Com duas horas de antecedência, às 8h locais (20h de quinta-feira em
Brasília), foram abertas as portas da principal loja da Apple em Tóquio, no
distrito comercial de Ginza, onde 450 pessoas aguardavam sua vez para comprar o
novo modelo, detalhou a agência de notícias "Kyodo".
O primeiro da fila era um universitário japonês que fazia vigília na
porta do estabelecimento desde a tarde de quarta-feira.
A Apple domina o mercado no Japão com uma fração de mercado que em
fevereiro alcançou 45,8%, muito acima de seu principal concorrente, a Sony, que
somou 8,7%, segundo dados da empresa de
consultoria japonesa de eletrônica BCN.
O novo iPad chegou às lojas do Japão quase um ano depois do lançamento
do iPad 2, com um preço que oscila entre 42.800 ienes (US$ 508) e 58.800 ienes
(US$ 698), para o modelo wi-fi de 16 e 64 GB de memória, respectivamente.
O mercado dos tablets se expandiu rapidamente no Japão, com um aumento
de 3,6% entre outubro e dezembro na comparação com o mesmo período de 2010,
superando 1 milhão de aparelhos, segundo a empresa de consultoria IDC Japan.
O novo tablet da Apple traz como principais novidades uma tela táctil de
alta resolução (2048x1536 pixels), processador de quatro núcleos, conexão de
alta velocidade 4G (LTE) e comando de voz.
A Apple espera vender em 2012 cerca de 75 milhões unidades do novo iPad,
quase o dobro dos 40 milhões de tablets comercializados em 2011.
Fonte: www.ultimoinstante.com.br