BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Governo trabalha operação de crédito para enfretamento da pobreza
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

O governador Wilson Martins, acompanhado do secretário do Planejamento, Sérgio Miranda, recebeu nesta quarta-feira .21, a diretora da Divisão para América Latina e Caribe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Josefina Stubbs. A reunião definiu ajustes e tratou sobre o andamento do processo da operação de crédito de cerca de US$ 20 milhões entre o Fida e o Governo do Piauí. Participaram do encontro o diretor geral do Emater, Romualdo Militão e a diretora de Convivência com o Semi-árido do Emater, Lúcia Araújo, além do gerente de Programas do Fida, Ivan Cossio.

O Fida é uma agência das Nações Unidas que tem como principal objetivo fornecer financiamento direto e mobilizar recursos adicionais para programas especificamente destinados a promover o avanço econômico dos pobres rurais, principalmente através do melhoramento da produtividade agrícola.

Josefina Stubbs destacou o interesse do Fida em firmar a operação com o Piauí. Ela afirmou que o principal objetivo do Fundo é proporcionar à população rural, comprovadamente em situação de pobreza, a oportunidade de melhorias a partir do desenvolvimento de projetos voltados para a produção e capacitação das comunidades, envolvendo especialmente as mulheres, jovens e afro-descendentes. "Através do nosso programa temos a oportunidade de ajudar a capacitar, desenvolver a produção e garantir o acesso ao mercado a essas populações que vivem em extrema pobreza e que, a partir desse trabalho, terão a garantia de uma vida mais digna," disse Josefina.

O secretário Sérgio Miranda destacou a importância de se trabalhar uma administração voltada para a busca de incentivos que possam melhorar a qualidade de vida no semi-árido piauiense. "Nosso objetivo é viabilizar a aprovação dessa operação de crédito que trará muitos ganhos para o Piauí", disse o secretário. 

A diretora de Convivência com o Semi-árido, Lúcia Araújo, explicou que a proposta é que o projeto do Fida seja implementado em quatro Territórios do Desenvolvimento que são o Vale do Sambito, Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Serra da Capivara, envolvendo 32 municípios escolhidos a partir do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). "Entre estes municípios teremos quatro cidades-polo que são Valença, Picos, São Raimundo Nonato e Paulistana, ai inseridas por serem municípios articuladores das ações voltadas para o desenvolvimento desses territórios", explicou e arrematou: "Trata-se de uma política de enfrentamento à pobreza que é muito bem-vinda ao Piauí".

O gerente de Programas, Ivan Cossio explicou que as capacitações realizadas são geridas pelos governos envolvidos no processo e que compete ao Fida fazer o acompanhamento e monitoramento das ações, ajudando a implementar o trabalho. Esse acompanhamento é feito de forma sistemática com visitas de equipes do Fundo aos locais de execução dos projetos, oportunidade em que prestam a assessoria necessária para o desenvolvimento dos mesmos.

 

Fonte: Governo do Piauí

 

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec