O segmento de franchising cresceu 16,9% no ano de
2011, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a estimativa é que
em 2012 mantenha o mesmo ritmo. Segundo Melitha Novoa Prado, consultora
jurídica de varejo e franchising e autora do livro "Franchising Na Alegria e Na
Tristeza", isso ocorreu pela euforia da economia aquecida e melhora do poder
aquisitivo do brasileiro, bem como pelo surgimento das chamadas microfranquias
- marcas destinadas a pequenos investidores, que custam até R$ 50 mil - e até
mesmo pela proximidade da Copa do Mundo, já que o setor que mais se destacou em
crescimento no número de unidades franqueadas foi o de Hotelaria e Turismo.
Mas Melitha ressalta: "É preciso ter cuidado com o fato de que mesmo com o
capital disponível e todo entusiasmo para adentrar ao mercado, alguns
franqueadores e franqueados são vítimas de uma visão deturpada dos negócios,
que objetiva ao faturamento a qualquer custo, sem conhecimento e assistência
necessários sob o prejuízo de sofrer grandes revezes".
O que Melitha diz é que o franqueado precisa se unir a uma marca que tenha
testado o negócio e aprendido com ele; já tenha passado pelo período de
experiência com o mercado e o cliente para adquirir know-how; tenha condições
de oferecer produtos, serviços e suporte à rede e, acima de tudo, tenha perfil
para ser franqueadora.
Segundo ela, o franchising é um organismo vivo que requer cuidados e muita
responsabilidade. "O franqueador tem que ser muito transparente com o
investidor com relação às informações que tangem ao negócio, possibilitando a
escolha consciente e acertada por parte dele, dirimindo assim falsas
expectativas", aconselha.
As dicas da consultora para quem está ou quer entrar em uma rede de franquia
vão desde a busca de conhecimento e informações importantes para o negócio até
o cultivo de um relacionamento saudável e frequente entre as duas partes. Outro
requisito essencial é contratar uma assistência profissional para a formatação
do negócio.
É sempre bom lembrar, segundo a advogada, que o franchising é um sistema que
rende frutos a médio e longo prazo. "Já conheci franqueados que queriam
desistir do negócio em apenas dois meses, por não apresentar o faturamento
desejado", relata. Para ela, o período de retorno de capital de uma franquia é
de, no mínimo, de seis a sete meses e é preciso ter paciência.
Melitha aponta a falta de pesquisa, incluindo viabilidade do negócio como causa
principal de frustrações dentro do franchising.
Microfranquia Camisetas da Hora é uma das microfranquias de e-commerce de
camisetas e agrega uma média de 450 mil acessos por mês. Em 2011, a marca criou sistema
de microfranquias e desde então tem atraído cada vez mais interessados em ter o
próprio negócio.
Até o momento são 360 microfranqueados em todos os estados brasileiros e o
setor de atendimento da empresa recebe 300 contatos por dia relacionados ao
assunto. O empreendedor da marca, Marcelo Ostia, atribui esse grande interesse
a fatores como o investimento acessível, possibilidade de progressão com
segurança, lucratividade e a facilidade de trabalhar com negócios da Internet,
formato que tem se tornado cada vez mais promissor.
Com investimentos que variam de R$ 600 a R$ 12 mil, o microfranqueado Camisetas da
Hora tem direito a uma quota de camisetas para comercializar pela internet e
ganha uma plataforma de e-commerce totalmente segura, onde tem direito a
colocar a sua própria marca.
A Camisetas da Hora oferece, além da plataforma virtual, a produção das
camisetas, a garantia do produto e a logística para o envio, além de um
atendimento próximo para sanar todas as dúvidas dos microfranqueados.
Algumas marcas microfranqueadas chegam a comercializar mais 300 camisetas por
semana.
Parceria
Habib's e Disney
O Habib's acaba de firmar paceria com a Disney-Marvel
e vai incluir nos combos para crianças os brinquedos dos filmes Os Vingadores.
O filme estreia nesta sexta-feira (30/3). Esses brindes vão de DVDs com o
desenho animado, copos, uma mini-mochila e as miniaturas dos super-heróis.
Nessa linha, a empresa lança um sanduíche com o mesmo nome do filme, para
brigar com os produtos das redes concorrentes, como McDonald's e Burger King.
Segundo a rede, o lanche será servido em 407 lojas inicialmente por dois
meses.
Franquias
que mais cresceram em unidades
A ABF divulgou esta semana lista com as dez
franquias que mais cresceram em quantidade de unidades no ano de 2011. Veja o
ranking: Doutor Resolve, BR Mania, Água de Cheiro, O Boticário, Colchões
Ortobom, Subway, Brasil Cacau, Cacau Show, Seguralta e Prepara Cursos.
Entrevista
Tostare Café
Semana passada, a Coluna falou das franquias
móveis, do Shopping das Franquias, uma novidade que pretende atrair
investidores e gente interessada em manter um negócio com custos diferenciados
das franquias tradicionais. Esta semana, Franquia.Com entrevistou a primeira
franqueada móvel do Shopping das Franquias. Márcia Cavalcanti é de João Pessoa
e adquiriu duas unidades da Tostare Café.
Como você
entrou nos negócios de franquias? Alguma indicação, curiosidade, pesquisa de
mercado?
Basicamente, pesquisa de mercado. Sempre quis ter
meu próprio negócio e havia chegado a hora. Então, comecei a pesquisar,
utilizando especialmente a internet como meio de busca. Li a respeito das
franquias já existentes no mercado, opiniões de especialistas sobre o assunto,
depoimentos de franqueadores e franqueados, apresentando as vantagens e
desvantagens de se tornar um franqueado, etc.
Há quanto
tempo você está no ramo?
Comecei agora, tornando-me a primeira franqueada
no Brasil da Tostare Café Unidade Móvel. Está sendo, portanto, minha primeira
experiência no ramo.
Que
franquias você possui e quantas pessoas você emprega?
Possuo, atualmente, duas franquias da Tostare Café
Unidade Móvel, em processo de implantação em João Pessoa, Paraíba.
Pretendo empregar, no máximo, duas pessoas, além de mim (franqueada) e do meu
cunhado (sócio). Esta é, inclusive, uma das vantagens da franquia "unidade
móvel": conseguir tocar o negócio com um quadro enxuto de pessoal.
Como você
avalia seu desempenho neste momento inicial?
Embora estejamos começando agora, o prognóstico é
muito bom. Não tenho dúvidas do sucesso desta empreitada. Não se trata mais de
esperarmos o cliente vir até nós, mas de nós irmos até nosso cliente, para
oferecer e vender nosso produto, o que muda tudo. As oportunidades de venda
aumentam muito com o fato de não estarmos presos a um ponto fixo, de podermos
nos movimentar em direção não de um único público alvo, mas de vários públicos
distintos e potenciais consumidores do nosso produto.
Você é a
primeira franqueada do país a possuir uma unidade móvel do Shopping das
Franquias. Como foi esta decisão de participar desta nova proposta de franquia?
Teve muito a ver com a forma como fui atendida
pelo meu franqueador, em nosso primeiro contato por telefone, e com a forma
como ele me apresentou a novidade. A proposta foi tão tentadora, que não
precisamos conversar mais do que dez minutos, para eu tomar minha decisão. As
facilidades de adesão e operação eram muitas: baixo investimento inicial,
rápido início das operações, rápido retorno do investimento, baixo quantitativo
de pessoal, alta mobilidade, baixa ou quase nenhuma perda de insumos, etc., sem
falar no fato de que não precisaria pagar altos valores de aluguel, para manter
um ponto fixo por vários meses, até que as obras de adaptação do local fossem
concluídas.
Fonte: InvestNE