BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
BC: 30% das notas de R$2 e R$5 estão danificadas e demandam troca
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

O Banco Central identificou que 30 por cento das notas de 2 e 5 reais estão tão danificadas que não poderiam estar em circulação.

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira sobre a qualidade do dinheiro, a autoridade monetária revelou ainda que 15 por cento das notas de 10, 20, 50 e 100 reais apresentam o mesmo nível de descaracterização, como riscos, furos, fitas adesivas, e outros problemas, e deveriam ser tiradas de circulação.

"Este desgaste precoce se deve geralmente ao descuido no manuseio das notas ou até mesmo dano intencional", informou o BC em nota.

A orientação do BC é que as pessoas em posse dessas notas depositem em algum banco para viabilizar o recolhimento para destruição e troca por cédulas novas.

DURABILIDADE

As cédulas de real com maior valor duram mais que o dobro do que as notas de até 20 reais, informou o Banco Central nesta segunda-feira.

As notas de 50 e 100 reais têm vida útil média de 37 meses, enquanto que as notas de 2, 5, 10 e 20 reais apresentam durabilidade de 14 meses, em média, mostrou pesquisa realizada pelo BC sobre qualidade das cédulas e a taxa de entesouramento das moedas do país.

O levantamento levou em conta todas as cédulas em circulação, ou seja, as duas famílias do real.

De acordo com o levantamento inédito, 27 por cento das moedas emitidas desde o lançamento do Plano Real estão fora de circulação. "Por ano, deixam de circular 7 por cento de moedas de 1 centavo e três por cento das moedas de 1 real", informou o BC explicando que esse dado deve-se à perda de moedas de baixo valor pela população e armazenamento prolongado.

O levantamento foi realizado entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, com 2.013 entrevistas dirigidas à população, ao comércio e aos prestadores de serviços em todo país.

 

Fonte: Reuters Brasil

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec