BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Semana ABNT promove seminários sobre Energias Renováveis e sobre Responsabilidade Social em Fortaleza
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

O secretário-geral da International Organization for Standardization (ISO), Rob Steele, participará da Assembléia Geral da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant), na capital cearense, como parte de uma série de eventos que a Associação Brasileira de Normas Técnicas promoverá no período de 4 a 11 maio. Será a Semana ABNT em Fortaleza, que compreenderá ainda dois seminários, um sobre Energias Renováveis e o outro sobre Responsabilidade Social, e o lançamento de uma norma sobre Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.
 


Em sua terceira visita ao Brasil e a primeira ao Nordeste, Rob Steele vem renovar a assinatura de um acordo de cooperação que a ISO mantém com a Copant desde 1994, visando à elaboração de normas técnicas e à atualização tecnológica. A Assembleia Geral da Copant, restrita aos seus membros, acontecerá nos dias 7 e 8 de maio, no Hotel Luzeiros (Avenida Beira Mar, 2600, bairro Meireles), onde estarão concentradas todas as atividades da Semana ABNT.
 


A Copant reúne os organismos nacionais de normalização de 25 países da América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe e 9 países aderentes. Sua missão é promover o desenvolvimento das normas técnicas nas Américas, visando facilitar o intercâmbio comercial e a prestação de serviços entre os países, por meio da coordenação dos esforços de seus membros, ou seja, os organismos nacionais de normalização, como a ABNT que, por sinal, participou da criação da entidade.


 
Para a Assembléia Geral, já está confirmada a presença de representantes de organismos de normalização dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, Suíça e Uruguai.
 


No dia 4 de maio, abrindo a Semana ABNT, haverá reunião da Associação Mercosul de Normalização (AMN), também restrita aos seus membros, assim como o coquetel de boas vindas e credenciamento das delegações da Copant, no dia 6. 
 


No dia 8 de maio, das 15h às 17h, haverá o evento de lançamento da ABNT NBR 16501:2011 - Diretrizes para sistemas de gestão da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação (PD&I). Esta norma estabelece diretrizes para o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão da PD&I e é aplicável a qualquer organização, independentemente do porte, tipo e área de atuação. 
 


O Seminário sobre Energias Renováveis, assunto de especial interesse no Ceará, acontecerá no dia 9 de maio, das 8h30 às 18h. Estão previstas palestras a cargo de representantes do Ministério de Minas e Energia, Eletrobras e especialistas dos Estados Unidos e da América do Sul, enfocando energia eólica, fotovoltaica e da biomassa, enquanto a Copant e a instituição da Alemanha Physikalisch Technische Bundesanstalt (PTB) apresentarão os trabalhos que desenvolvem em conjunto sobre eficiência energética e energias renováveis.
 


Também no dia 9 de maio, das 14h às 17h, será realizada uma palestra sobre Processo de Certificação de Sistemas de Gestão e de Produtos, a cargo do gerente-geral de Certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira.


 
A Semana ABNT em Fortaleza será encerrada com o Seminário de Responsabilidade Social, no dia 11 de maio, das 8h30 às 18h, com o objetivo de apresentar as diretrizes da ABNT NBR ISO 26000:2010, a Norma Internacional de Responsabilidade Social, principalmente, aos gestores de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade. As palestras compreenderão o processo de construção da ISO 26000 pelo Grupo de Trabalho internacional que foi liderado pelo Brasil, por meio da ABNT, e pela Suécia, representada pelo organismo de normalização nacional, o Swedish Standards Institute (SIS). Será apresentada ainda uma visão geral do conteúdo da ISO 26000, com os grandes temas de atenção para a indústria brasileira. Uma oficina com todos os participantes encerrará o evento, colocando em discussão os desafios de Implementação da norma nas empresas brasileiras.


 
A série de eventos conta com os seguintes patrocinadores: Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Banco do Nordeste, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Furnas, Grupo Edson Queiroz e Suzano Papel e Celulose. Oferecem apoio: Convention Bureau do Ceará e Serviço Social da Indústria (Sesi).

 

Fonte: Invest NE

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec