BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Incentivo aos pequenos negócios avança no Estado
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

As micro e pequenas empresas (MPE) paraibanas são responsáveis por quase 60% das compras governamentais dos órgãos federais sediados no estado, de acordo com dados do MPD Data. As informações são referentes ao ano de 2010 e mostram o potencial dos pequenos negócios neste segmento.

Nos municípios, o incentivo às MPE também avança. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada por 106 prefeituras, até março deste ano. Até o mesmo mês do ano passado, a norma estava em vigor em 94 cidades. "O Sebrae na Paraíba realiza um intenso trabalho de divulgação e sensibilização dos prefeitos. Realizamos apresentações, visitas técnicas e diversas outras ações. É importante que o gestor veja a Lei Geral como prioridade para o desenvolvimento local", disse Bera Wilson, analista de Políticas Públicas da instituição.

Ela explica que a adoção da legislação pelos municípios possibilita facilidades como a desburocratização para abertura e regularização de empresas, renovação de licenças, promoção de acesso a mercados e estímulo à participação dos pequenos negócios nas compras governamentais.

Além de sancionar a lei, o desafio para os gestores públicos é a implementação dos dispositivos da norma. "Temos um percentual de 47,5% de municípios com a legislação aprovada, porém nem todos estão efetivamente aplicando o que consta no texto legal. Não basta apenas regulamentar. É preciso focar na implementação", destacou a analista.

Em Bananeiras (PB), o incentivo aos pequenos negócios já se reflete na economia local. A prefeitura isentou as MPE do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) por cinco anos. Elas também não precisam paga o Imposto Predial Territorial Urbano por dez anos. 


Fonte: Agência Sebrae

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec