O setor de flores e plantas ornamentais da Grande
Natal poderá faturar até R$ 11,8 milhões por ano até 2017 - quase o dobro do
registrado atualmente. A previsão faz parte de um levantamento realizado pela
Hórtica Consultoria a pedido do Sebrae no Rio Grande do Norte. Os dados balizarão
o Plano de Marketing para Flores e Plantas Ornamentais que a instituição
encomendou para incentivar o crescimento das empresas dessa cadeia produtiva na
região metropolitana.
O documento faz parte do programa Sebrae 2014, iniciativa que prepara as micro
e pequenas empresas (MPE) para as oportunidades geradas pela realização do
grande evento esportivo. O mercado de plantas ornamentais para paisagismo e
jardinagem apresenta o maior potencial. As empresas que trabalham com estes
produtos devem crescer 35% nos próximos cinco anos e movimentar R$ 6,4 milhões.
Os produtores de flores e folhagens de corte e envasadas poderão faturar R$ 5,4
milhões e a participação dos produtores de flores típicas do estado também
deverá acompanhar o ritmo de crescimento e saltar dos 9% para até 20% de
participação no mercado.
Entre as sugestões propostas para ampliar a lucratividade dos empreendedores da
cadeia produtiva, estão a promoção da identidade regional do bioma e da arte
floral e do paisagismo locais. Os consultores também sugerem que os empresários
desenvolvam promoções e realizem campanhas de propaganda nas mídias regionais.
"Queremos propor um composto de marketing para essa cadeia produtiva de modo
que possa atingir o máximo do potencial identificado", ressalta o consultor
Antônio Hélio Junqueira.
Em relação à comercialização dos produtos, os consultores recomendam que as
empresas apostem no mercado local. Segundo eles, as exportações apresentam
baixo potencial devido à crise do Euro e a recessão que atinge os Estados
Unidos. "É preciso lançar um olhar diferenciado para o mercado local e desviar
o foco dos demais. Uma das formas de estimular o consumo interno seria destacar
os benefícios dos produtos locais, que, em tese, têm mais qualidade,
durabilidade e identidade que os vindos de outros estados", explica Junqueira.
Fonte:
Agência Sebrae