O turismo de eventos é um dos segmentos que mais
cresce no país. Dados do Conventions e Visitors Bureau e das empresas paraibanas
apontam que, no ano passado, foram realizados mais de 70 encontros em João Pessoa. Em 2010, a capital paraibana
ficou entre as dez cidades brasileiras que mais realizaram programações
internacionais. A perspectiva do bureau é que o segmento cresça 20% em 2012, em
relação a 2011.
Para capacitar os interessados em trabalhar nessa área, o Sebrae na Paraíba
realiza o Curso de Formação de Empreendedores em Eventos e o Workshop de
Recepção Profissional. A responsável pela capacitação é a consultora na área de
eventos e comunicação empresarial Tânia Trevisan, que coleciona mais de 20 anos
de experiência. De acorco com ela, a sustentabilidade e a preocupação com o
meio ambiente são a grande tendência desse mercado promissor.
"A realização de um evento verde, que se preocupa com o consumo de energia, com
o gerenciamento de resíduos e utiliza materiais reciclados em sua ambientação,
por exemplo, trazem grande visibilidade para as empresas, tendo em vista que o
tema é uma grande tendência global", destaca Tânia. Ela já produziu grandes
eventos no Brasil, Itália, Espanha e Portugal e é professora da Universidade
Anhembi Morumbi, de São Paulo. Ela diz que a utilização de brindes ecológicos,
plantas e flores características da região, iluminação natural e lâmpadas de LED
são iniciativas ecologicamente corretas e podem reduzir os custos.
Segundo a consultora, além de ser uma excelente ferramenta de marketing para as
empresas, os eventos sustentáveis são ambientalmente corretos, socialmente
justos e economicamente viáveis. "A sustentabilidade tem que estar presente
nesses três pilares. A capacitação dos profissionais que trabalham nessa área é
de extrema importância para estarem inteirados sobre as tendências e a
viabilidade econômica dos eventos que vão produzir", completa a consultora.
O planejamento e a prospecção de informações sobre o que vai ser realizado são
fundamentais para os profissionais da área. "Realizar um evento é a arte de
gerir detalhes. É preciso funcionalidade, sustentabilidade, criatividade e
inventividade para que tudo dê correto. Com o crescimento desse mercado, é
fundamental que as empresas estejam preparadas", destaca.
O gerente de operações do Conventions e Visitors Bureau de João Pessoa,
Ferdinando Lucena, destacou que a realização de eventos é uma grande estratégia
para aumentar o fluxo de turistas de uma localidade. "A demanda por nossa
cidade vem aumentando e precisamos qualificar os profissionais", completa ele.
A gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim, acrescenta que
turismo de eventos e negócios cresce de forma acentuada e exige cada vez mais
criatividade, profissionalismo, investimentos em tecnologia, planejamento e
organização de todos os envolvidos na cadeia produtiva.
Oportunidades
As expectativas de crescimento são positivas para os próximos anos, com a
realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a finalização do Centro de
Convenções de João Pessoa. Segundo Tânia Trevisan, a capital paraibana precisa
estar preparada para os dias posteriores aos jogos realizados em Recife (PE) e
Natal (RN), cidades-sede mais próximas de Paraíba.
"Se houver jogo em um sábado, por exemplo, seria interessante ter um grande
evento em João Pessoa
no domingo. Para isso, tem que haver planejamento e pessoal capacitado. É
preciso investir em publicidade da capital paraibana nas cidades sedes",
destacou a consultora.
Fonte:
Agência Sebrae