BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Turismo de eventos deve crescer 20% em João Pessoa
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

O turismo de eventos é um dos segmentos que mais cresce no país. Dados do Conventions e Visitors Bureau e das empresas paraibanas apontam que, no ano passado, foram realizados mais de 70 encontros em João Pessoa. Em 2010, a capital paraibana ficou entre as dez cidades brasileiras que mais realizaram programações internacionais. A perspectiva do bureau é que o segmento cresça 20% em 2012, em relação a 2011.

Para capacitar os interessados em trabalhar nessa área, o Sebrae na Paraíba realiza o Curso de Formação de Empreendedores em Eventos e o Workshop de Recepção Profissional. A responsável pela capacitação é a consultora na área de eventos e comunicação empresarial Tânia Trevisan, que coleciona mais de 20 anos de experiência. De acorco com ela, a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente são a grande tendência desse mercado promissor.

"A realização de um evento verde, que se preocupa com o consumo de energia, com o gerenciamento de resíduos e utiliza materiais reciclados em sua ambientação, por exemplo, trazem grande visibilidade para as empresas, tendo em vista que o tema é uma grande tendência global", destaca Tânia. Ela já produziu grandes eventos no Brasil, Itália, Espanha e Portugal e é professora da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Ela diz que a utilização de brindes ecológicos, plantas e flores características da região, iluminação natural e lâmpadas de LED são iniciativas ecologicamente corretas e podem reduzir os custos.

Segundo a consultora, além de ser uma excelente ferramenta de marketing para as empresas, os eventos sustentáveis são ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. "A sustentabilidade tem que estar presente nesses três pilares. A capacitação dos profissionais que trabalham nessa área é de extrema importância para estarem inteirados sobre as tendências e a viabilidade econômica dos eventos que vão produzir", completa a consultora.

O planejamento e a prospecção de informações sobre o que vai ser realizado são fundamentais para os profissionais da área. "Realizar um evento é a arte de gerir detalhes. É preciso funcionalidade, sustentabilidade, criatividade e inventividade para que tudo dê correto. Com o crescimento desse mercado, é fundamental que as empresas estejam preparadas", destaca.

O gerente de operações do Conventions e Visitors Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, destacou que a realização de eventos é uma grande estratégia para aumentar o fluxo de turistas de uma localidade. "A demanda por nossa cidade vem aumentando e precisamos qualificar os profissionais", completa ele.

A gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim, acrescenta que turismo de eventos e negócios cresce de forma acentuada e exige cada vez mais criatividade, profissionalismo, investimentos em tecnologia, planejamento e organização de todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Oportunidades
As expectativas de crescimento são positivas para os próximos anos, com a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a finalização do Centro de Convenções de João Pessoa. Segundo Tânia Trevisan, a capital paraibana precisa estar preparada para os dias posteriores aos jogos realizados em Recife (PE) e Natal (RN), cidades-sede mais próximas de Paraíba.

"Se houver jogo em um sábado, por exemplo, seria interessante ter um grande evento em João Pessoa no domingo. Para isso, tem que haver planejamento e pessoal capacitado. É preciso investir em publicidade da capital paraibana nas cidades sedes", destacou a consultora.

 

Fonte: Agência Sebrae

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec