Um convênio firmado entre o Sebrae e a Petrobras
permitiu a inserção competitiva e sustentável de quase 12 mil micro e pequenas
empresas (MPE) de 15 estados brasileiros na cadeia de petróleo e gás. Desde
outubro de 2004, quando o acordo entrou em vigor, estima-se que já foram
gerados R$ 4,5 bilhões em
negócios. O balanço foi apresentado no seminário Accelerate
Oil & Gas, nesta quarta-feira, 16, em Copacabana, Zona Sul do Rio de
Janeiro.
No painel Suporte e Infraestrutura, Eliane Borges, coordenadora nacional dos
Projetos de Petróleo e Gás do Sebrae, apresentou outros indicadores positivos,
como o aumento de 25% no volume de vendas e de 13% nos postos de trabalho, bem
como crescimento de 25% e 29% no número de pequenos negócios fornecedores para
a Petrobras e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip),
respectivamente. "Trata-se do maior programa na América Latina para inserção de
micro e pequenas empresas nessa cadeia produtiva", afirmou.
A coordenadora do Sebrae explicou que o trabalho, que faz parte das ações do
Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo (Prominp), do governo
federal, contempla pequeno s negócios de perfis diversificados, que vão da
prestação de serviços de alimentação e hospedagem a empresas que desenvolvem
alta tecnologia.
Entre as estratégias adotadas pelo convênio, segundo Eliane Borges, está o
estímulo ao encadeamento das MPE com as grandes empresas, iniciativa que já
conta com 200 âncoras; apoio à criação de Redes Petro, que reúnem empresários e
instituições; mapeamento das demandas tecnológicas; promoção de Rodadas de
Negócios e participação em feiras especializadas.
"As micro e pequenas empresas são ágeis, flexíveis e têm uma grande capacidade
de inovação. No entanto, é preciso um grande investimento na capacitação para
estruturar o negócio de forma a atender a todos os requisitos estabelecidos por
essa cadeia produtiva, uma das mais exigentes", reforçou Eliane Borges.
Durante o evento, a presidente da Rede Petro Brasil, Ana Mendonça, anunciou que
a instituição vai lançar, na Rio Oil & Gas, em setembro, o Petro Guia
Brasil, que deve reunir em um portal todas as empresas que participam do
convênio. A ideia é dar visibilidade as quase duas mil empresas que participam
das 17 Redes Petro estaduais.
Accelerate Oil & Gas
Organizado pela Faircount Media Group, empresa inglesa de eventos e
publicações, e patrocinado pelo Sebrae, o seminário reuniu durante dois dias
mais de 700 participantes, entre especialistas do setor e representantes de 150
empresas de 12 países. Pré-sal e a regulamentação, exploração, produção e
oportunidades do setor de petróleo e gás, foram alguns dos temas abordados no
evento.
Fonte: Agência Sebrae