BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Saída de investidores estrangeiros derruba Ibovespa
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

Saída de investidores estrangeiros derruba a principal praça acionária brasileira, o Ibovespa. Há pouco, o Ibovespa desvalorizava 0,82%, aos 54.170 pontos, com giro financeiro de R$ 2.785 bilhões.

De acordo com Adriano Moreno, analista da Futura Investimentos, o ambiente continua cheio de incertezas. "O Ibovespa cai devido à saída dos investidores estrangeiros que sinalizam uma aversão ao risco por conta das intervenções do Governo", disse.

Outro dado que pesa na sessão de hoje é a divulgação do PMI na China. Com isso, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de manufatura do país registrou piora nas condições de negócios, segundo pesquisa ajustada realizada pelo instituto Markits, em conjunto com o HSBC. No mês de maio, o indicador ficou em 48,7 pontos, resultado inferior ao de abril de 2012, que foi de 49,3 pontos. O indicador continuou abaixo dos 50 pontos.

Na Europa, os dados da agenda também vieram negativos com o PMI da região sinalizando uma contração em maio mais forte do que a esperada. Com isso, a economia do Reino Unido registrou uma contração maior que a prevista no primeiro trimestre de 2012, de acordo com a segunda estimativa do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) que confirma a recessão técnica. O Produto Interno Bruto (PIB) britânico caiu 0,3% entre janeiro e março, contra 0,2% anunciado mês passado, depois de ter sofrido um primeiro retrocesso de 0,3% no último trimestre de 2011.

No mesmo sentido, o índice gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto, que mede amplamente o setor privado combinado a dados manufatureiros e de serviços da zona do euro registrou queda no mês de abril, passando de 46,7 pontos para 45,9 pontos. As informações foram divulgadas hoje pelo instituto Markit Economics.

Indo de encontro aos indicadores anteriores, a confiança dos empresários na Alemanha em maio, divulgada hoje pelo instituto de pesquisas Ifo, registrou queda. O índice de confiança dos negócios caiu de 109,9 pontos em abril para 106,9 pontos neste mês.

Além disso, o encontro informal entre os líderes da Europa, realizado ontem, não trouxe grandes avanços. 'As atenções deverão se voltar para a próxima reunião oficial da cúpula da União Europeia', disse Barros.

Ainda neste ambiente, a agência de classificação Fitch Ratings considera mais provável, no caso de saída da Grécia da Eurozona, uma resposta eficaz do bloco e um efeito de contágio mínimo que um cenário mais obscuro, afirmou Douglas Renwick, diretor sênior da empresa.

Em contrapartida, dados da agenda norte-americana vieram positivos.  Neste sentido, o número de pedidos de auxílio-desemprego (initial claims) no ambiente norte-americano registrou queda de 2 mil na semana encerrada em 19 de maio, chegando a 370 mil, de acordo com informações do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

E o número de pedidos e entregas de bens duráveis feitos à indústria norte-americana superou a estimativa do mercado durante o mês de abril. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA nesta quinta-feira (24). O índice registrou avanço de 0,2% no referido mês.

Por aqui, o Ibovespa desvaloriza 0,82% por conta da saída de investidores estrangeiros e o dado negativo da China que afeta diretamente as commodities brasileiras.

Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da PDG (ON), que avançavam 4,56% e a Cesp(PNB) que apresentavam alta de 2,18%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da V-Agro(ON), que recuavam 5,26% e a MMX (ON) que apresentavam revés de 3,45%.

Fonte: Agência IN    

 

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec