As vendas dos supermercados brasileiros recuaram 2%
no mês de abril na comparação com março, segundo dados divulgados hoje (29)
pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Apesar da queda no
comparativo mensal, se considerado o acumulado do ano, foram comercializadas
6,08% mais mercadorias do que em igual período de 2011. Na comparação com
abril do ano passado, houve alta de 0,19%.
De acordo com a Abras, a queda nas vendas no quarto
mês do ano se deve principalmente ao comércio decorrente do feriado de Páscoa.
A data foi comemorada no início do mês, o que fez com que muitas pessoas
fizessem as compras ainda em
março. Contudo, o presidente da associação, Sussumu Honda,
avalia que o desempenho do setor foi positivo. "O resultado continua bastante
positivo, reflexo do aumento do poder de compra do brasileiro", destacou.
O AbrasMercado, indicador que avalia o preço de 35
produtos de grande consumo, apresentou alta de 0,44% em abril ante o mês
imediatamente anterior, passando de uma média de R$ 315,26 para R$ 316,66. Em
relação ao mesmo mês de 2011, quando o custo médio dos itens somou R$ 300,52, a
elevação foi 5,37%.
Os produtos com as maiores altas em abril, na
comparação com março, foram: feijão (11,11%), batata (6,16%) e farinha de
mandioca ( 3,25%). As quedas mais acentuadas foram: tomate (-6,58%), carne
traseiro (-3,04%) e massa sêmola espaguete (-2,52%).
Fonte: Agência Brasil