BUSCA
FALE CONOSCO
Apimec NacionalApimec Distrito FederalApimec Minas GeraisApimec NordesteApimec Rio de JaneiroApimec São PauloApimec Sul

 
Rodada de negócios em Milão reúne artesãos cearenses
 
« Voltar | Imprimir | Enviar para um amigo |  RSS | Versão em PDF

A cidade de Milão, na Itália, irá sediar uma rodada de negócios entre artesãos cearenses e empresas italianas. A iniciativa faz parte do projeto ArtBrasil, da Associação Brasileira de Exportação do Artesanato (Abexa), em parceria com o Sebrae no Ceará, e acontece de sexta-feira, 27, a domingo, 29, na Câmara do Comércio de Milão.

Os grupos participantes da rodada são o Couro Design, da região do Cariri cearense, e a Associação dos Artesãos e Empreendedores (AARTE), de Fortaleza. Juntos, os grupos somam mais de 200 artesãos. Ambos possuem uma produção ampla e diversificada, mas o foco do evento na Itália são produtos de confecção e acessórios. A representante da AARTE, Angelice Custódio, diz que é a primeira vez que o grupo participa de uma rodada no exterior e a expectativa é fechar bons negócios.

"Nosso grupo é grande, formado por 110 artesãos de vários bairros de Fortaleza e que trabalham com várias tipologias. Individualmente, alguns deles já vendem para a Europa e o que nós queremos é que a exportação se torne viável para todos. Nossa intenção é divulgar nossos produtos para que sejam bem aceitos na Itália", explica Angelice. Segundo ela, estão sendo levadas peças em algodão cru, renda de filé, fuxico e produtos reciclados, como bijouterias, entre outros.

Além dos artesãos cearenses, viajam para Milão técnicos e consultores do Sebrae que apresentarão produtos de outros grupos da região Nordeste apoiados pelo projeto ArtBrasil. Esse trabalho, que conta com a participação também do Instituto Cearense do Artesanato (ICA), desenvolve uma série de ações para viabilizar o escoamento da produção de associações, cooperativas, sindicatos e grupos de artesãos, que foram capacitados e estão aptos para atender ao mercado nacional e internacional. Hoje, o projeto conta com mais de mil profissionais preparados para atender às exigências europeias.

Desde 2007, a rodada de negócios é promovida anualmente em alguns países da Europa, em convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Nas edições anteriores foram realizados negócios da ordem de 200 mil euros só na Itália, chegando a atingir US$ 2 milhões entre 2010 e 2011, envolvendo outros países. O objetivo é favorecer o intercâmbio de conhecimentos entre Itália e Brasil e a prospecção de negócios. Além da rodada de negócios, os artesãos terão a possibilidade de cumprir uma agenda previamente definida com a Rede de Departamento COIN, Libero Mundo (Comércio Justo), Ciro Gentile (Comercio/Exportação), entre outros.

De acordo com a gestora do programa de artesanato do Sebrae no Ceará, Juniar Ellyan, o evento está alinhado com as políticas da instituição de promover o fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato no Ceará. "A ampliação de mercados para os artesãos cearenses tem impacto direto no desenvolvimento socioeconômico do estado. E a missão do Sebrae é promover o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e ampliando a competitividade", declara.

 

Fonte: Agência Sebrae

 
 
 
Envie para um amigo
» Nome do destinatário » E-mail do destinatário
» Seu nome » Seu E-Mail
» Comentário  
 


·· Palavra da Presidência
 
 
·· Eventos

» Próximos Eventos
 
 
·· Parceiros

 
 
·· REPRESENTAÇÕES

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
twitter
©2015 Apimec